quarta-feira, dezembro 29, 2021

Fim da opressão

      “Habitem contigo os meus desterrados, ó Moabe; serve-lhes de refúgio perante a face do destruidor; porque o homem violento terá fim; a destruição é desfeita, e os opressores são consumidos sobre a terra.Isaías 16.4

      O homem é o único ser na Terra que oprime semelhantes e não para fins de sobrevivência básica. Ele não o faz só por necessidade de obter alimento, mas por vaidade, querendo ter mais que necessita, de forma criminosa tomando o que não é seu, por crueldade, só pelo simples prazer de oprimir. Opressão, uma das piores faces da inferioridade espiritual do homem no mundo, e em alguma instância todos a praticam.
      Lutas por causas sociais neste mundo são importantes, fim da opressão sobre as crianças, sobre as mulheres, sobre os homoafetivos, sobre os africanos e descendentes, mas a opressão na alma do opressor só pode ser curada com o amor de Jesus. Assim, enquanto a humanidade luta por isso, os que conhecem a Deus devem testemunhar da importância de todos crerem no Altíssimo, buscarem sua vontade e fazerem.
      Isso deve ser testemunhado não como algo aliado a instituições e de direito exclusivo de determinadas igrejas e denominações, mas como prática de vida eterna, exercendo justiça, amor e paz. Se for buscado só como uma religião pode também ser instrumento de opressão, de imposição da crença de um grupo sobre os outros grupos. Só se consegue isso livrando-se da pior das vaidades, a vaidade religiosa. 
      O Espirito de amor de Cristo repudia toda espécie de violência, mesmo que seja só palavra exaltada usando Bíblia e o nome de Deus, isso não é manifestação de fé e unção, mas de opressão. Jesus homem não agia assim e quando agiu de maneira mais enfática (João 2.13-17) foi colocando ordem em sua religião, não destruindo templos de outras religiões, exemplo também visto no antigo testamento (Ezequiel 8.6). 
      O ser humano em Deus é sempre manso com todos, aberto a todos, humilde em tudo, e nele não existe qualquer forma de opressão. A voz do Espírito Santo é sempre calma, ainda que segura, poderosa e terrível. Deus, pela luz de sua santidade, afasta o mal, não os malvados, ele não destrói por imposição de poder, seu amor está sempre atraindo os seres, e se esses deixarem o mal e a opressão serão abraçados por Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário