sexta-feira, dezembro 10, 2021

Fama não é chamada de Deus (2/2)

      “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.” Filipenses 2.3
 
      Pode-se até provar aventura romântica em caminhos legítimos do bem, mas isso é só no início, depois trabalho e fé persistentes deverão superar ausência de prazer fácil e de resultados imediatos e visíveis. Aprovação das massas é algo que motiva muitos por parecer solução rápida para recalques não resolvidos, mas com o tempo não bastará mais. Fama é vício, quem tem um milhão de seguidores quer ter dez milhões, depois cem e não tem fim. Um único seguidor basta para que vaidades sejam anuladas, Jesus, que caminha com o humilde, cura-o, faz com que se sinta útil em uma chamada genuína, que glorifica só a Deus e não é falsificada por vangloria humana. 
      Ninguém é chamado por Deus para ser famoso, e penso que com quem é famoso no meio cristão temos que ter sempre um pé atrás, isso mesmo que alguns fazendo um trabalho verdadeiro em Deus sejam famosos, principalmente no mundo atual onde fama é algo tão fácil quanto efêmero. Mas se o melhor ser humano que já pisou este mundo foi perseguido em vida e teve um fim terrível, fica difícil achar que um pastor, pregador ou músico, é ferramenta eficiente de Deus pelo fato de ser famoso. Talvez a pergunta maior seja: o ser humano está preparado para ser famoso, e ainda assim continuar humilde, desempenhando diligentemente chamada de Deus?
      Uma conhecida minha, boa protestante há décadas, com graduação superior, profissional reconhecida, pregadora por anos, me mostrou projeto de um livro e o desejo de ver o trabalho publicado, bem escrito apesar de sobre tema polêmico. Isso já faz uns anos e até onde sei o trabalho não foi publicado, além do tema complicado, o mercado de livros atualmente mudou, como todo tipo de mídia em papel, os sites e outras páginas na internet tomaram esse lugar. A pergunta que faço a essa pessoa e a outras assim é: você quer ser bênção ou quer ter fama? Quer compartilhar algo como vontade de Deus para abençoar as pessoas ou só quer aclamação pública? 
      Quem quer ser bênção acha depressa um meio, não espera, ainda que não lhe traga fama. Vejo isso em muitos pastores, e muitos demonizam a internet ou invés de usa-la como ferramenta do evangelho. Penso que pastores devam ter muito cuidado para participarem de redes sociais, e acho que o mais indicado é não participarem, mas creio que todos deveriam ter espaços virtuais com reflexões cristãs diárias. Pastor é um homem que Deus chama para alimentar um rebanho específico, que só pode ser alimentado pelo alimento que esse pastor oferece, por isso não existe pastor sem rebanho, ainda que existam rebanhos sem pastores, pela negligência de pastores. 
      Todos nós temos bênçãos diárias para compartilharmos, quem anda com Deus anda em novidade de vida todo dia, se é assim com todos deveria ser muito mais com pastores e pregadores, que não só devem ter experiências diárias como devem ter mais facilidade de escrever e falar, como líderes que são, para compartilharem isso. Contudo, escrever um texto diário numa página da internet não dá a popularidade visível e imediata que muitos buscam, querem mais templos cheios com pessoas aplaudindo. Isso é um engano, uma página na internet pode ter muito mais alcance que uma palavra num púlpito físico, esse é o meio que as pessoas mais visitam hoje. 
      É claro que não podemos generalizar as coisas, e em se tratando de chamada de Deus, Deus chama a todos, tem chamadas diferentes para pessoas diferentes e não chama ninguém para a inutilidade. Mas o que é mais inútil que fazer a coisa certa no lugar errado e para as pessoas erradas? É pior que não fazer nada, já que além de não sermos úteis vulgarizamos algo que pode ser útil pelas vidas de outros. O cristianismo tem sido vulgarizado e por isso desprezado porque muitos têm utilizado dele para fins egoístas. Por outro lado, falta a muitos confiança em Deus para fazerem e crerem que se obedecem a Deus podem ser úteis e de fato felizes, mesmo não sendo famosos. 
      As pessoas fazem o “diabo” para serem famosas, para serem vistas no que consideram ser o topo do mundo, ainda que o topo do mundo seja aos olhos de Deus o fundo do inferno. Elas usam até Deus e o cristianismo nesse engano, e isso é pecado pior que usar o “diabo”, já que ser louvado no mundo não é tão incoerente para quem é o rei só do mundo. Mas Deus é espiritual, age espiritualmente, atrai os seres humanos para o melhor do plano espiritual, é a antítese de valores de glória no mundo, ainda que sejam em púlpitos de igrejas. Sejamos humildes e façamos a vontade de Deus para nossas vidas, não por vangloria, mas por amor, Deus sempre honra os humildes. 

Leia na postagem de ontem
a 1ª parte desta reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário