quinta-feira, dezembro 23, 2021

Luz para o meu caminho

      “Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia. Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação. Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos.
      Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra. Não me apartei dos teus juízos, pois tu me ensinaste. Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca. Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” 
Salmos 119.97-105

      Aquele que buscar o Senhor com todo o seu coração, libertando-se da religião, dos preconceitos, dos dogmas, achará a luz mais alta. A religião até pode proteger, dar algum consolo, ajudar a focar a fé em objetos legitimados pela tradição cristã através de séculos de discussões teológicas, mas quando mais precisarmos ela não bastará. Se você até agora esteve satisfeito com tua religião, com tua igreja, com tua espiritualidade, e não é hipócrita, mas realmente sincero, agradeça ao Senhor, ele tem sido misericordioso com você, respeitado teus limites, mas isso não pode ser assim para sempre. Em algum momento Deus terá que te confrontar com a verdade, a tua, a do mundo, a da vida, a dele, nesse momento uma escolha te será apresentada. 
      Quem escolhe conhecer mais a Deus ultrapassa os muros impostos pela religião e é libertado, poderá viver a santidade que sempre quis, mas que não conseguiu viver dentro dos limites da religião. Liberdade espiritual não é para se perder, mas para se achar e em Deus, nela há mais clareza, não trevas. Não, meus queridos, nos aprofundarmos na palavra de Deus não é adquirirmos mais conhecimentos teológicos, checarmos várias versões da Bíblia, entendermos as línguas originais do cânone bíblico, isso é só olhar a superfície com microscópio, é preciso cavar fundo com pás. Quem nos entrega essas pás não é nossa intelectualidade, mas os dons do Espírito Santo, sem eles não receberemos a lâmpada da palavra de Deus que ilumina o caminho. 
      Quanto amo a tua lei, é a minha meditação em todo o dia, sim, isso inclui conhecer e refletir na Bíblia, estamos fazendo isso aqui, estudando um texto bíblico, mas é mais que isso. Tu fazes mais sábio do que os meus inimigos, tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, entendo mais do que os antigos, por que o salmista podia dizer isso? Porque o Espírito do Deus vivo tinha liberdade nele o tempo todo. Precisamos aprender a diferenciar os locais onde a palavra de Deus pode estar dentro de nós, em nossa mente está aquilo que já foi revelado, que nos lembramos ou lemos e que se analisarmos com calma aprenderemos mais. Contudo, a palavra nova, original, viva, é a que é recebida pelo nosso espírito do Espírito Santo.
      É a essa palavra viva do Espírito que o salmista se refere quando diz, quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca. A palavra escrita e já conhecida nos alimenta, mas a revelada em primeira mão dentro de nós pelo Espírito Santo nos transforma, e como lâmpada joga iluminação até nos antigos textos bíblicos. Ainda que possa discordar da maneira que alguns homens veem a Bíblia, a palavra revelada, se for realmente de Deus, nunca entra em choque com a palavra registrada na Bíblia, é por não confiarem nisso que muitos têm calado o Espírito Santo em tantos lugares. Deus, contudo, não vai contra si mesmo, nele não há incoerência, ainda que a Bíblia, como registros de homens, possa não ser coesa. 
      Não estou dizendo aqui algo que você nunca experimentou, já deve ter se sentido muito angustiado, mesmo a leitura bíblica não te consolava, então, você orou e te veio à mente uma frase, pequena, simples, mas que foi como se uma lâmpada muito forte se acendesse no quarto escuro da tua alma. Essa frase disse exatamente o que você precisava ouvir, de maneira direta e positiva, não te acusou, não te condenou, mas te deu esperança, como se a vida corresse de novo em tuas veias espirituais. Que frase foi essa? Na maioria das vezes é só um texto bíblico, mas que ainda que você conhecesse só veio em tua cabeça depois que orou, e com um sentido novo, como que escrito com letras de fogo, o fogo da luz da lâmpada da maravilhosa palavra de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário