quarta-feira, dezembro 01, 2021

Um passo por vez

      “Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.I Tessalonicenses 5.14

      Sabe como chegamos a pé a um lugar distante? Dando um passo de cada vez, se cada passo for dado de maneira adequada teremos forças para chegar ao final, ainda que demorando algum tempo. Contudo, se formos dominados pela ansiedade, poderemos correr demais ou perder o foco e desistirmos no meio, ou até, achando a jornada difícil demais, nem iniciando-a. Viver a vida um passo de cada vez permite que nos conheçamos aos poucos, firmando os pés e só então dando a próxima passada. Se pensarmos no tamanho do caminho e nos homens, e não em Deus, nos acharemos fracos. 
      Interessante que o que faz com que nos sintamos menos capazes não é a consciência real que temos de nós, mas a equivocada que temos dos outros, o problema está na comparação que considera os homens como referências. Olhar para os homens e não para Deus são coisas relacionadas, se uma ocorre a outra também ocorre, quando olhamos para os homens os colocamos no lugar de Deus. Se isso acontece passamos a “caminhar” para agradar a eles, não para alcançar o final que nos é proposto por Deus. Só o Deus do caminho pode capacitar o homem para caminhar e até o fim.
      Quando oramos a Deus com todo o coração, o Senhor nos mostra o que devemos fazer de forma clara, contudo, pior que não saber é saber e não administrar isso corretamente. Se Deus pede ele capacita, mas façamos o que ele pede com calma, nem o propósito sério e maior legitimiza pressa, estupidez, falta de amor, destrato, doenças emocionais e físicas que podemos nos infringir pela ansiedade. Um passo de cada vez, devagar e sempre, a vida não é numa prova de velocidade, mas de resistência, e o que deve resistir são os valores morais mais altos que glorificam ao Altíssimo Deus em nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário