domingo, dezembro 12, 2021

Que palavra preciso ouvir?

      “E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido, para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar. E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.Atos 1.24-26

      Que palavra quero ouvir, só a que me aprova? O “Como o ar que respiro” é hospedado no Blogspot, essa ferramenta me permite ver estatísticas de acessos ao espaço, nessas vejo coisas interessantes. Penso que uma parte significativa dos que acessam este blog querem apenas ler o texto bíblico inicial, assim, ainda que muitas vezes eu faça estudos bíblicos em passagens mais longas, entendi que disponibilizar um texto curto e direto no início chama mais a atenção das pessoas. Muitos nem leem a reflexão, mas só o versículo inicial, para mim tudo bem, se Deus abençoa alguém é o que importa. 
      Quem nunca? Quem muitas vezes não quer só um versículo simples e positivo, que dê uma resposta rápida, um consolo imediato para uma dor do momento? Sou como todo mundo, uso várias “ferramentas” para receber um palavra de alívio de Deus, e muitas vezes recorro às caixinhas de promessas, analógica ou virtuais, Deus me fala muitas vezes dessa maneira. Não sei se cristãos mais jovens conhecem essas caixinhas, eu tenho uma antiga, comigo deste os anos 1970 quando me converti, com a internet qualquer site cristão com versículos diários para reflexão pode servir, se usado com sabedoria.
      Contudo, aprendi que mesmo que faça uso dessa ferramenta, o Senhor autoriza isso e muitos se surpreenderiam com os meios que Deus usa para falar às pessoas, devo usá-la com temor a Deus, com muito cuidado. Não fico tirando versículo a torto e à direita, usando textos bíblicos como predições do zodíaco, quando uso desse meio oro antes, e se não sentir não o faço. Não banalize a palavra de Deus, seja qual for o meio pelo qual tua fé te permite ouvi-la, quem a Deus respeita será atendido por ele sempre que precisar, da maneira peculiar que for necessária. Vida com Deus é algo muito pessoal. 
      Ultimamente tenho usado menos esse recurso, a voz viva do Espírito Santo falando diretamente ao meu coração tem sido mais sensível para mim. Penso que todos devem aprender a discernir a voz do consolador e mestre, entendendo isso crescemos espiritualmente e não somos presas fáceis de homens. Mas se quer base bíblica para se saber a vontade de Deus usando um meio aleatório, por exemplo, abrindo a Bíblia em qualquer página e pondo o dedo num versículo, veja texto bíblico inicial e a maneira como o décimo segundo apóstolo foi escolhido, oração, votos e jogo de sorte foram usados. 
      Outra coisa entendo pelas estatísticas do blog, palavras de disciplina são menos aceitas, eu as evito, mas algumas vezes o Espírito Santo me orienta a entregá-las. Ninguém gosta de palavras que digam que Deus não aceita o pecado e está longe dos que se afastam dele, mas isso é uma realidade que ocorre com todos nós e que precisamos encarar com humildade. Que palavra quero ouvir? A melhor resposta seria a palavra que Deus quer me falar, ainda que seja palavra dura, mas essa é sempre só a exortação inicial, logo em seguida Deus nos leva ao arrependimento e à paz do perdão que só ele dá.

      “Todavia a terra se repartirá por sortes; segundo os nomes das tribos de seus pais a herdarão. Segundo sair a sorte, se repartirá a herança deles entre as tribos de muitos e as de poucos.Números 26.55-56

Nenhum comentário:

Postar um comentário