sábado, maio 20, 2023

Manipuláveis seres que somos (1/2)

      “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.João 8.32

      Seitas extremistas do cristianismo sempre me chamam a atenção, ainda que se dizendo pregadoras de leis morais bíblicas, não levam-nos a saber mais sobre Deus, nem sobre homens maus que chegam à insanidade para manipularem outros homens e os usarem, seja para terem bens no mundo, mas muito mais para serem adorados como deuses, o que é muito pior. Seitas nos mostram o quanto nós, eu, você e tantos outros, somos manipuláveis, seitas não são sobre líderes, muito menos sobre Deus, são sobre nós. Usar religião como sistema totalitário de controle do pensamento, creio ser o mais requintado e talvez mais eficiente meio de desviar o ser humano de Deus, pois utiliza o próprio nome de Deus para isso. 
      A necessidade de proteção, consolo e salvação que temos e que só Deus pode satisfazer, não some quando nos colocamos como ateus ou materialistas. Quem não admite uma potência espiritual que criou e mantém tudo, colocará esse papel no acaso ou na ciência, e essa, por mais que seja a ferramenta legítima para entendermos o plano físico, não pode explicar, ao menos até o momento, o plano espiritual. Assim a sede de nosso espírito por Deus está implícita nele, contudo, como saciar essa sede é escolha nossa. Uma grande necessidade só é saciada com uma grande dádiva, nossos egos, todavia, podem ser enganados sobre o que é essa grande dádiva, principalmente se a necessidade é conhecer um Deus imensurável.
      Mas será que o alimento deve ser grande ou é nossa fome, obsessiva e descontrolada, que acha que só algo grande pode alimentá-la? A verdadeira espiritualidade nos conduz a consumir pouco e nos sentirmos satisfeitos com isso, ensina que podemos ser ricos, não por termos muito, mas por termos poucas necessidades a satisfazer. Mas quem acha relevância em seitas não tem essa espiritualidade, se tivesse não seria enganado, e as seitas vendem exatamente os produtos que homens enganados procuram para comprar, produtos exagerados que saciarão suas necessidades malucas. Se, por exemplo, Deus pede fé, a seita venderá a necessidade de uma fé maior que a que Deus pede. Seitas sempre trabalham com extremos. 
      A seita não compartilha o Deus verdadeiro, mas um super-deus, que responde não ao humilde, mas ao rebelde que quer algo que vá além de Deus. Quem acha que basta uma grande fé para obter algo de Deus e passa anos numa igreja sem receber o que pede, sairá dessa igreja e buscará outra, não que lhe ensine a verdade, equilibrada e genuína, mas uma igreja que venda o produto que ele quer. Nesse exemplo a pessoa insistirá na fé, e fará qualquer sacrifício que a igreja pedir para receber o que pede pela sua fé. O rebelde se recusa a aceitar que não basta fé, mas aprovação de Deus para o que pedimos, Deus só aprova quando o que pedimos nos conduz ao centro de sua vontade, nesse lugar sempre há paz, santidade e amor. 
      Mas como dar acesso à livre atuação do Espírito Santo, a única experiência que pode dar ao ser humano capacidade para pôr em prática a vontade de Deus, se a seita nega o verdadeiro Deus? Sem o Espírito Santo e tendo que fazer obras maiores que Deus pede, fazer sacrifícios inúteis e devastadores, o ser humano cai numa armadilha terrível quando se deixa encarcerar por seitas. Ele não consegue viver o que lhe é exigido e ainda é convencido que será gravemente punido e pelo próprio Deus por não viver da maneira como lhe dizem que Deus quer que ele viva. Isso é tão sério, faz uma lavagem cerebral tão danosa na cabeça da pessoa, que só tempo e sofrimento farão que ela se liberte e aceite que Deus não escraviza, mas liberta. 
      O poder da manipulação não está no manipulador, mas em pessoas fracas que se tornam manipuláveis. Quem tem uma criação familiar equilibrada, com valores morais, mas sem preconceitos nem legalismos, que aprende que precisa ter vida correta, mas que tem direito de errar e sempre tem novas oportunidades em amor para acertar, não cai em armadilha de seitas. Quem procura pastor extremista e carismático geralmente não teve bons pais, assim transfere para um líder religioso, e para a estética do divino que esse vende, a figura paternal que pode protegê-lo e orientá-lo. Quanto mais a pessoa for obsessiva e exigir de si mesma, mais fácil será presa de líderes extremistas que vendo a fragilidade da pessoa a manipula.
      O mal é sujo, manipuladores usam versículos para manipularem, ainda assim o texto bíblico inicial é adequado a esta reflexão. Quem não prova de fato uma libertação de Jesus, quem não recebe a iluminação da luz mais alta de Deus, quem não se expõe à verdade do Senhor e entende a verdade sobre a existência e sobre o universo, poderá ser manipulável. O propósito do manipulador é um, possuir escravos. Deus não faz escravos, mas atrai filhos para a posição espiritual que ele está para serem seus amigos. Se de alguma maneira você não está conseguindo viver o que uma igreja exige, pare e reavalie tua religião, às vezes é melhor se perder da religião para se achar em Deus, que ser escravo de religião e nunca ser livre em Deus. 

Leia na postagem de amanhã
a 2ª parte desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário