terça-feira, maio 02, 2023

A vida é séria, mas cheia de graça

      “E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.Daniel 1.8-9

      Daniel era escravo e de um povo com crenças religiosas diferentes da sua, sua vida não era fácil, ele tinha que administrá-la com seriedade. É muito diferente para nós hoje? Não, apesar das enormes diferenças sociais, culturais etc, entre o mundo e o tempo de Daniel e o nosso mundo e o nosso tempo. Homens no mundo não trabalham para viverem, vivem para trabalhar, o que fazem com o que ganham? Se divertem. Grande parte das pessoas acorda na segunda-feira feira de manhã para trabalhar pensando no happy hour que terão na sexta-feira. O objetivo de muitos não é sério, é só aquele momento no final de semana em que tomam cerveja, namoram, riem com os amigos, enfim, saciam corpos com almas vazias. 
      Neste mundo não somos chamados por Deus para isso, pelos menos não só para isso, somos chamados para usarmos a vida aqui como um tempo de aprimoramento moral, que nos prepara para uma vida eterna que vem depois. A vida é séria, nossos sentidos físicos estão sempre nos tentando, para agradarmos apetites carnais de maneira desenfreada, para impormos nossos egos vaidosos, para reagirmos de forma agressiva a quem sentimos que se opõe a nós. Quem vive para rir sem responsabilidade acaba chorando depois. Por outro lado, existem legiões de espíritos malignos só esperando oportunidade para pegarem carona em pecado nosso, assim terem chance de viverem em corpos alheios, o que eles, sem corpos, não podem viver mais. 
      Daniel, contudo, tinha um escape em suas provações, ele tinha a graça de Deus, que em seu caso foi manifestada também pela atitude de um líder de seu cativeiro, esse deu a Daniel certas liberdades, não para ele se perder, mas para agradar a Deus. Que exemplo, Daniel tinha muitos motivos para abaixar a guarda, ser menos exigente com suas crenças, afinal, sua vida estava em jogo desobedecendo a religião da nação que oprimia seu povo. Mas não, ele queria se manter fiel à sua fé, assim Deus o ajudou, quem tem a graça de Deus não precisa dos manjares do mundo. A vida é séria, aceitemos isso, é vigilância moral constante enquanto lutamos por sobrevivência material, mas o justo acha a graça de um Deus que sorri para ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário