terça-feira, maio 16, 2023

Não há medo em Deus (1/2)

      “Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.Salmos 91.5-7

      Muitas coisas muitos não sabem, em áreas variadas, material, emocional, espiritual, e por não terem conhecimento têm medo. A primeira coisa que temos que saber é que muitas coisas não sabemos porque não queremos saber, ainda que a aquisição do conhecimento sobre certas coisas exija de nós esforços e tempo que podemos não dispor com facilidade. Ainda assim, com boa vontade e paciência, grande parte das pessoas pode conhecer muitas coisas, ainda que umas demorem mais tempo que outras. O conhecimento intelectual, que implica diretamente na qualidade de nossa profissão e respectiva melhor remuneração, pode ser alcançado com estudo, mesmo que numa faculdade que exija menos esforço que outras.
      O conhecimento emocional também pode ser adquirido, também com orientação científica e com honesta e humilde autoavaliação, que deseja saber para ser melhor, para si e para os outros. Esse conhecimento está diretamente ligado à qualidade moral que desejamos ter. Buscarmos limpeza do corpo e da alma, amando as pessoas, dá-nos clareza mental para nos enxergarmos como somos, os outros, e melhorarmos, entendendo que felicidade real e que permanece só acontece com valores morais. Mas tanto conhecimento material quanto conhecimento emocional, só podem ser plenos quando temos conhecimento espiritual, esse por sua vez só alcançamos quando temos uma conexão profunda com o verdadeiro Deus. 
      A teologia tradicional cristã dá informações sobre o mundo espiritual, contudo, colocando em extremo o mal, mais confundi que explica. A doutrina cristã diz, o diabo é o responsável pelo mal, os maus serão condenados a uma danação eterna no plano espiritual, não temos acesso ao mundo espiritual, só a Deus pai, Deus filho e Deus espírito, só Cristo salva. Essas afirmações é tudo que a teologia tradicional cristã oferece para muitos mistérios, assim, para serem amparados pelas igrejas, cristãos devem se conformar com elas. Mas será que na prática elas bastam? Cristãos sentem-se satisfeitos com elas, de maneira a não terem medo do desconhecido? O problema dessas afirmações é que deixam mais coisas em trevas que na luz. 
       Não podemos conhecer música erudita se nosso rádio estiver sintonizado o tempo todo em estação de rock and roll. O mundo espiritual conhece-se sintonizando-se nele, mas isso não é tão restrito como muitos evangélicos acham. O máximo que muitos sabem é: pessoas de religiões satanistas conectam-se com demônios, crentes conectam-se pelo Espírito Santo. Mas será que é só isso? Na verdade é isso, ainda que haja termos melhores que esses. Ocorre que assim como espíritos malignos possuem níveis, influências e conhecimentos diferentes, o Espírito Santo revela coisas diferentes para pessoas com níveis diferentes. Jesus como meio mais elevado para Deus é verdade maior e mais útil, mas existem outras nuanças. 
      Considere esta reflexão como conjecturas, e não é pecado fazê-las, você não precisa aceitá-las, mas penso que deve considerá-las, depois orar com convicção a Deus, pedindo que se você estiver errado em alguma crença que ele te mostre isso de forma clara. Medo no mundo espiritual não é só um sistema de alerta contra mentiras, é também uma porta espessa de ferro, com uma tranca cheia de segredos, para verdades espirituais, que obviamente poderão ser perigos para o que não está preparado para elas. O povo judeu assim como os primeiros cristãos e depois os católicos, sabiam disso, assim usaram um regra única: coisas que a maioria das pessoa não pode saber, devem ser protegidas com dogmas extremos. 
      Não devemos temer o desconhecido porque na verdade o único desconhecido que existe é aquele que escolhemos não conhecer, assim, quem cria o que nos causa medo somos nós mesmos. Mas pode-se dizer: eu não sei porque a religião diz que eu não devo saber, a responsabilidade é da religião, não minha. Não, isso não é verdade, você escolhe obedecer a religião. Mas pode-se responder: mas a religião é de Deus, é Deus que diz que eu não posso saber. Não, não é verdade, Deus pode usar a religião, mas a religião não é Deus, Deus é muito maior que a religião. A responsabilidade é sempre pessoal, por errar e por acertar, por saber e por não saber, por se deixar ser enganado, e para dizer não ao medo e conhecer a verdade.
      Se na infância humana fez, hoje o medo não faz parte do plano de Deus para a humanidade. Deus não precisa usar em nenhuma circunstância medo para nos restringir ou nos aperfeiçoar. Não há medo em Deus, não há trevas, mentiras, nem qualquer espécie de violência. Medos podem ser vencidos se nos dermos ao trabalho de saber mais. Medo de ficarmos doentes, a ciência pode nos ajudar a resolver, de ficarmos desempregados, mais estudo pode nos habilitar para acharmos mais oportunidades de emprego. Medo de ficarmos deprimidos, mesmo loucos, amor verdadeiro e médicos adequados podem nos auxiliar. Mas medo do desconhecido espiritual depende de nós, em fé, santidade e humildade, vencermos em Deus. 

Leia na postagem de amanhã
a 2ª parte desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário