domingo, maio 07, 2023

A morte é certa, a vida é incerta

      “O meu coração está dolorido dentro de mim, e terrores da morte caíram sobre mim. Temor e tremor vieram sobre mim; e o horror me cobriu. Assim eu disse: Oh! quem me dera asas como de pomba! Então voaria, e estaria em descanso.Salmos 55.4-6

      Quantos de nós já não nos sentimos exatamente como o salmista no texto bíblico acima, com o coração dolorido, com um medo tal que achamos que podemos desfalecer a qualquer momento. Quem tem noção da seriedade da vida, sente, quem tem sensibilidade, sofre, quem tem responsabilidade, preocupa-se. Só loucos e irresponsáveis estão sempre com a mesma cara, fazem outros sofrerem muito, mas continuam frios, como se nunca fosse sobre eles. O escape que o salmista imagina também é sentimento comum a muitos, “quem me dera asas como de pomba, então voaria e estaria em descanso”. 
      Todos nós já tivemos a vontade de sair correndo, deixarmos para trás o que nos aterroriza, nos faz sofrer, e voarmos para longe, mas as coisas com Deus não funcionam exatamente assim. O certo é que a morte é certa, mas não deve ser desejada, nem devemos nos entregar a ela, temos que lutar com todas as forças para vivermos, buscando em Deus condições possíveis de uma existência física e emocional digna. Mas se da morte não se escapa, se ela nos pesa até que nos leva, podemos escapar dos duros sofrimentos que nos assolam enquanto passamos pelas doídas incertezas da vida. 
      Esse escape não são os prazeres do corpo, esses também perdem a validade, entediam, o escape é espiritual. Em oração o Espírito Santo pode nos conduzir, como uma pomba, às regiões espirituais mais altas, e nessa posição espiritual, ainda que com os pés no chão da Terra e o corpo pesando, podemos achar a leveza que nos separa da dor e nos entrega a paz que precisamos. Sim, você pode voar, e como tem gente precisando voar e está pesada, presa à matéria, teimando em ver a vida do ponto de vista físico, científico, e mesmo religioso, não o ponto de vista espiritual e do Senhor. 
      A morte é certa, a vida, incerta, mas Deus é certíssimo! Basta que tenhamos a humildade e a fé de nos aproximarmos dele e permitirmos que ele nos ajude, o Senhor tem boas palavras para nos dar, de esperança e vida, não de desespero e morte. Se teu espírito for leve e ligeiro como uma pomba, os terrores da morte não te aprisionarão dentro de você, e coração doído é isso, nosso corpo mal administrado e nosso emocional mal curado explodindo internamente. Cuide de seu corpo e de sua mente, mas ore mais, ore certo, seja pomba, não pedra, voe no Espírito Santo e ache descanso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário