domingo, maio 28, 2023

Sem condenação não há pena

      “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.Romanos 8.1-2

      Se não há condenação não há pena, se não há pena não há sofrimento, assim, ainda que no mundo possamos sofrer, não tem que ser como castigo. Contudo, principalmente sofrimentos em nossos corpos físicos, podem ser só consequências de má administração de nossa saúde. Deus perdoa, nos dá novas oportunidades e se as aproveitarmos com trabalho, na área material, mas principalmente na moral, que se refere diretamente à nossa saúde emocional e espiritual, teremos direito à paz dos que não levam em si qualquer condenação de Deus. Sempre que usamos os termos “condenação de Deus” precisamos deixar claro que Deus não pune diretamente ninguém, somos nós que nos punimos quando nos afastamos dele.
      Como cristão que ama Deus, e foi orientado pela Bíblia por anos em igrejas protestantes, confesso que por muito tempo lutei para ter cura emocional e santidade moral, mas deixei de lado cuidados com a saúde física. Hoje, aos sessenta e poucos anos, controlo diabetes, luto com a balança, sinto dores ocasionais no lado esquerdo, uso medicação para me ajudar a dormir, mesmo depois de um câncer curado ao quarenta anos, e uma crise emocional séria que tive aos cinquenta anos sanada. Tenho paz com Deus, experimento vitória em minha família, filhas e esposa que só me dão alegria, mas não sofrerei no final da vida? Sofrerei, mas estou certo que não como tratamento de Deus para me atrair a ele, é só efeito de saúde física relegada. 
      Lucidez que assume erros pessoais, não joga a culpa nos outros e sabe que toda causa tem igual efeito, é importante, muitas vezes nem para resolver problemas, mas para não permitir que problemas sejam maiores que precisam ser. A certeza principal que temos que ter é sabermos se somos ou não aprovados por Deus. Nisso temos que considerar a ajuda de quem nos ama de verdade, mas não nos importarmos com outras opiniões, ainda que sejam baseadas em alguém errado que fomos no passado. Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito! Temos que chegar num ponto da vida em que podemos tomar posse dessas palavras e permanecermos inabaláveis.
      Podemos sofrer até nossos últimos instantes no mundo, devemos sofrer para aprendermos a buscar as prioridades de Deus para nossas vidas, mas não temos que sofrer por assuntos que podíamos ter resolvido e resolvemos. Lutemos até o final por santidade, sejamos fiéis a alianças, principalmente a conjugal, nos esforcemos para amar com paciência, dando aos outros o que queremos deles receber. Mas nunca permitamos que uma palavra de acusação, seja de homem ou de espírito maligno, ache descanso em nossas almas. Dúvida abre brecha para certeza, e nesse caso não de salvação, mas de condenação. Se acertou-se com Deus, ele não te condena, assim não se sinta condenado, nenhuma pena você sofrerá, esteja em paz. 
      Uma última palavra nesta reflexão, o texto de Romanos 8.1-2 enfatiza uma vida sob orientação do Espírito Santo. Isso era importante para homens evangelizados no primeiro século, principalmente de judeus religiosos. Era preciso deixar claro que Jesus e o Espírito Santo são superiores à Lei de Moisés e às palavras dos profetas e escritores do antigo testamento. Mas será que isso também não é importante hoje? Até que ponto Igreja Católica e reforma protestante fizeram só uma troca, a Torá pela Bíblia e dogmas? Sim, a Bíblia é e sempre será bênção, mas a palavra viva do Espírito Santo precisa ter primazia em nossos corações, só conhecimento intelectual bíblico não pode dar a paz e a luz que Jesus dá pelo seu Espírito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário