terça-feira, maio 30, 2023

Luz, amor e paz

      “E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre.Apocalipse 22.5
      “Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.Jeremias 31.3
      “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus CristoRomanos 5.1

      O que te vem à mente quando você imagina o plano espiritual? O que você acha que verá um instante após teu corpo físico parar de funcionar e teu espírito for liberado? Uns imaginam uma longa fila em frente de um juiz, colocando uns à sua direita e outros à sua esquerda. Outros imaginam duas áreas externas diferentes, uma com palácios de metais e pedras preciosas, cercado de um maravilhoso jardim, com rios de águas limpas e frescas, e outra com lagos de fogo cheirando a enxofre. A verdade é que no plano espiritual só existe a luz santa de Deus, atraindo a todos às regiões espirituais mais altas em Cristo. 
      Não haverá lugar para penas nem para recompensas, só a luz de Deus, que também existe no plano físico, mas que não vemos por causa dos véus da matéria. Imagina se pudéssemos ver encarnados, o plano espiritual como ele é, e se pudéssemos ter comunicação fácil com esse lugar? Habitado por “anjos”, “demônios”, espíritos de mortos aguardando juízo, tantos outros seres espirituais, assim como o próprio Deus? Poucos hoje têm qualidade moral e espiritual para terem intimidade espiritual, e muitos, ainda que não tenham, acham ter e perdem mais tempo com outros espíritos que com o Espírito Santo. 
      O véu da matéria não é restrição, mas proteção, afinal, se estamos no mundo é para nos relacionarmos prioritariamente com os vivos, não com os mortos. O cristianismo tradicional criou e manteve limites por motivos legítimos, úteis para a providência divina, pelo menos até o nível espiritual atual da humanidade, focar o ser em sua missão principal. Contudo, os que querem saber e se preparam, sabem, não há trevas eternas, muito menos exteriores, só a luz é eterna, porque é emanada de um Deus eterno. Também não há castigo eterno, só amor eterno, porque ele é o movimento divino que faz funcionar tudo. 
      Se Deus fosse só luz, poderíamos contemplá-lo, adorá-lo, respeitá-lo, mas de longe, seria impossível nos aproximarmos dele. Mas Deus é amor, e esse se manifesta de duas maneiras. A primeira maneira é um movimento de cima para baixo, o amor de Deus veio até nós e em carne, por meio de Jesus, que viveu como homem e nos mostrou como devemos andar no mundo. A segunda maneira é um movimento de baixo para cima, o Espírito Santo enviado por Jesus nos atrai para Deus. Maravilhoso é Deus em seu amor, não nos deixa longe, nos chama para sermos seus amigos e vivermos com ele em santidade. 
      Quem se deixa atrair pelo amor de Deus para sua luz, tem paz, e eis as três virtudes mestras. O efeito principal de vivermos corretamente é sentirmos paz, a verdadeira e eterna paz, escrita com uma palavrinha, mas que representa um sentimento tão grande para se reter. Não desanimemos, falta de paz, ainda que estejamos obedecendo a Deus, é só um alerta que nos lembra que ainda temos muito a melhorar, para termos direito a novos céus e nova Terra, onde está a luz mais alta de Deus. Nosso consolo é que o amor de Deus não se cansa, não desiste, está sempre nos pondo em movimento pelo Espírito Santo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário