sexta-feira, maio 19, 2023

Não há novo, só antigo mal entendido

      “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.João 16.13-14

      No evangelho não existe algo novo, revolucionário, diferente, só algo antigo que as pessoas não têm visto até então. Essa afirmação não é minha, quem a usou, ainda que muito bem intencionado, usou para realçar uma interpretação tradicional e velha da Bíblia. Mas ela é pertinente, muito mais que quem a usou achou, para dizer que o que as pessoas não viram e muitos, inclusive o que usou a frase originalmente, ainda não veem, mesmo que soe como novo, revolucionário, diferente no evangelho, sempre esteve contido nas palavras que Jesus disse no século I. 
      Seitas e outras religiões que contemplam em alguma instância o evangelho, desde seitas com boas intenções, passando pelas mal intencionadas e chegando a religiões que consideram doutrinas bem diferentes às do evangelho conservador, acham na Bíblia argumentos os mais exdrúxulos possíveis, ou os mais profundos, para apoiarem suas doutrinas. Dizer que algo é heresia ou desvio porque não está na Bíblia, não é argumento tão eficiente como muitos acham. Quem quer pode achar na Bíblia o que desejar e dizer que tem apoio de Deus para o que crê. 
      Para os que acham que a Bíblia deve seguir com entendimentos superficiais, que isso é evangelho genuíno e que novidades são heresias, só podemos fazer uma pergunta: o homem do século XXI é o mesmo do século I? Não, então, o evangelho deve ser aprofundado. A isso pode-se contra-argumentar: ainda que o homem mude, Deus não muda. Sim, isso é verdade, mas não é Deus quem deve mudar, mas o que o ser humano pode saber dele. Contudo, mesmo assim o principal do evangelho não muda e não precisa mudar, vale para homens de todos os séculos. 
      É sobre isso que falamos aqui, sobre o principal do evangelho, esse não é para onde as pessoas irão se não entenderem a palavra do Cristo, mas como podem ir para o melhor lugar. Como podem ir? Crendo em Jesus como mediador exclusivo e mais alto, sim, mas isso é só o início, depois temos que trabalhar, praticarmos obras em amor para servirmos o outro. Servir o outro não é só pregar o evangelho, adicionar membros às igrejas, mas é ajudar mesmo quem não entende ou não quer o evangelho, isso nunca vai mudar, isso estava nas palavras do Cristo homem. 
      O antigo que Jesus ensinou, mas muitos não entendem até hoje, é que Deus ama toda a humanidade. Mas evangélico, seja sábio, principalmente se julga outras religiões sem nunca ter se dado ao trabalho de conhecer profundamente sobre elas. Muitos evangélicos fazem com espíritas, esotéricos e mesmo com católicos, o que outros fazem com eles, condenam pelos maus exemplos, sem verem que há homens de bem em todas as religiões e mesmo fora delas. Quem acha, por exemplo, que espírita kardecista não encontra base bíblica para suas crenças, engana-se. 
      Encontra, não só aprofundando-se na prática do amor que cristãos conservadores limitam, como achando aprovação para doutrinas como penas espirituais, diabo, demônios e anjos não eternos, assim como para comunicação com o mundo espiritual com espíritos de luz, não restringindo-se ao Espírito Santo e a espíritos das trevas. O kardecismo se vê como continuação da velha aliança israelita e da nova aliança do Cristo, para ele os conhecimentos e experiências com o mundo espiritual é cumprimento da promessa de Jesus citada, por exemplo, no texto bíblico inicial. 
      Evangélicos, sigam na fé que os trouxe até aqui em vitória e em paz, se não sentirem com clareza que Deus pode lhes mostrar algo que até então não viram no evangelho, não se abalem. Mas entendam, a coisa não é tão simples, tão branco e preto, como muitos acham. Condenar ao inferno, dizer que é do diabo, não aceitar porque não está na Bíblia, não são verdades absolutas assim. Repetindo, podemos achar aprovação de Deus para um monte de coisas na Bíblia, e nem precisamos distorcer de forma exagerada o que está nela, basta-nos um pouco de fé e mente aberta. 
      Melhor não saber, que saber e não viver. Muitos são ousados, batem na porta dos mistérios, conseguem os segredos das trancas, mas depois se perdem na iluminação que acharam. Queriam saber, mas só para a própria vaidade, ou pior, para terem controle sobre o mundo espiritual e usá-lo em seus benefícios egoístas. Como já dissemos, um cristianismo, mesmo corrompido e raso, permanece por séculos no mundo, usado por Deus para abençoar a humanidade, porque mantém o mínimo e principal, Jesus, que sempre fortalece o que quer viver como ele viveu, ainda que pouco saiba. 
      Vou aproveitar a oportunidade para deixar algo claro. Engana-se quem acha que aqui negamos o catolicismo, engana-se também quem acha que negamos o protestantismo, as igrejas evangélicas, as pentecostais e outra seitas. Engana-se também quem pensa que defendemos qualquer espécie de esoterismo, ocultismo e mesmo de espiritismos. Tentamos alertar a todos do perigo que é ser manipulado por homens, seja na religião que for ou fora dela, que religião contém Deus, mas não é Deus. Busquemos ao Deus verdadeiro, com fé, santidade e em amor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário