sábado, maio 13, 2023

Conectados no Espírito temos paz

      “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.Tiago 4.4-6

      Ainda que vivendo uma vida, na maior parte do tempo, buscando agradar a Deus, nós pecamos, não necessariamente adulterando fisicamente, mas por outros pecados, que ainda que julguemos menores nos fazem perder a paz. O amigo de Deus solicita perdão instantes depois de ter errado, a Deus e se possível a homens, mas ainda que tenha reiniciado certo, com a obrigação de seguir praticando obras boas, se apossando do perdão de Deus pela fé e sabendo que Deus está em paz com ele, a paz que ele tem consigo mesmo pode não vir tão depressa. É assim que é e é assim que tem que ser, o ser humano maduro espiritualmente prosseguirá não cometendo o mesmo erro, indiferente se está ou não sentindo paz interior.
      Por que a paz interior pode demorar a vir? Podemos entender que somos e precisamos ser seres sensíveis, o normal é agirmos certo, não errado, assim se erramos nosso emocional se machuca. Mas será que é só isso, o “templo” do Espírito Santo se suja e sente-se mal com isso? Isso é só parte da verdade. Ainda que pela fé tenhamos o restabelecimento de nossa aliança com Deus, assim direito à paz, à sua proteção, a sermos ouvidos e atendidos pelo Deus Altíssimo, o Espírito Santo também se “ressente”, e precisamos entender isso do jeito certo, sem antropomorfizarmos Deus. É difícil explicarmos isso sem sairmos da doutrina cristã tradicional, ainda que não usando antropomorfismos que essa se acostumou usar. 
      Nesse caso usaremos a frase do texto bíblico inicial, o Espírito que em nós habita tem ciúmes, não entenda esse ciúmes como aquele que temos uns dos outros, sentimento de possessão egoísta, experimentado bastante em relações afetivas, isso de fato não existe em Deus. Mas existe o respeito, reconhecimento de graduações, posições e do protocolo moral necessários para que haja comunicação. A pessoa do Espírito Santo, e é importante que o vejamos assim, como uma pessoa, não como influência ou energia, nos respeita, assim como precisa de respeito para agir. Se não fosse assim, vida com Deus não seria busca de aperfeiçoamento moral, e o Santo Espírito é a presença santa de Deus que se conecta conosco. 
      A frase final do texto bíblico inicial esclarece, Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. O Espírito de Deus resiste ao soberbo, assim como se afasta temporariamente de templo que foi recentemente desrespeitado pelo próprio dono do templo, nosso coração por nós. Mas Deus dá graça aos humildes, assim, por mais sério que tenha sido nosso pecado e por mais sérios que forem os efeitos que teremos que enfrentar no mundo e com os homens por causa do pecado, se o Espírito Santo ver humildade em nós não resistirá, nos conectará novamente com Deus e sentiremos paz. Humildade, contudo, não é virtude natural, ainda que muitos a aparentem com facilidade e desde jovens, humildade interior se aprende no tempo. 
      Não podemos entrar na sala de nosso chefe, muito menos no gabinete de nosso pastor, de qualquer jeito, a qualquer hora. Com Deus não é muito diferente. Deus não se cansa, não se magoa, não se esquece, não se enfraquece no amor, na santidade, na justiça e no poder em nenhum momento, mas ele pede respeito, isso para que possamos aprender a dar valor para as coisas. Eis um mistério, o crente, santo e humilde, tem sempre acesso imediato a Deus, quem sabe perguntar sempre é respondido, quem sabe pedir, nada lhe é negado. Contudo, enquanto estamos aprendendo, Deus precisa calar às vezes sua voz e reter sua paz maior, para que nossos homens interiores sejam impressionados e aprendam a ser crentes, santos e humildes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário