sexta-feira, maio 05, 2023

Jesus salva, a palavra julga

      “E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.João 12.47-48

      Que palavra clara essa que João registrou de Jesus, vim, não para julgar o mundo, mas para salvar, isso diz tanto sobre eternidade, céu e inferno, e ainda assim muitos teimam em interpretações supersticiosas da Bíblia. Ainda que o novo testamento contenha textos que dizem que Deus separará salvos de condenados e mandará uns para o céu e outros para o inferno, palavras assim são para explicar melhor um assunto muito sério, a eternidade, de uma maneira que pessoas do século um entendessem. A profundidade espiritual mais real só o ser humano de alguns séculos para cá pode entender, ainda que o catolicismo e o protestantismo insistam em entendimentos ao pé da letra, materialistas, antropomórficos, obsoletos.
      Jesus salva. Deus é amor. O altíssimo emana a luz. Deus atrai todos por seu amor. Só isso! Quem escolhe a salvação do Cristo, se coloca sob a luz de Deus, se deixa ser atraído pelo amor do Senhor, redime-se. Quem nega tudo isso naturalmente se coloca numa outra posição espiritual, de condenação, não de Deus, por pecados pessoais não resolvidos se coloca nas trevas e não se deixa ser atraído pelo amor do Senhor. Deus não aparecerá como um velho de cabelos, barba e vestes brancas, separando os seres humanos (Mateus 25.32-33). Na eternidade todos estarão sob a luz de Deus, quem se deixar ser atraído pelo amor de Deus, será salvo, quem não quiser isso, não será e por si mesmo fugirá da luz. 
      Não é a pessoa de Jesus, nem a pessoa de Deus (ou do Espírito Santo) que julgam o ser humano, é a palavra. Que palavra é essa? Não, meus queridos, não é a Bíblia, não são doutrinas de igrejas, ainda que tudo isso contenha essa palavra. A palavra a que Jesus se refere é uma lei espiritual eterna, que fez existir e mantém existindo planos físicos e planos espirituais, palavra que só podemos entender com mais precisão, não lendo e destrinchando versículos bíblicos ou dogmas, mas estudando a vida de Jesus. A palavra é o verbo e o verbo é Jesus (João 1.1-5), muito mais que textos que outros registraram como vindos de sua boca, mas todos os exemplos de santidade, justiça e amor que o Cristo praticou como homem encarnado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário