sábado, maio 06, 2023

Não tema aos homens, tema a Deus

      “Temei ao Senhor, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem.Salmos 34.9

      Medo, muitos de nós carregam um medo latente, que se manifesta em situações diferentes. Não sabemos bem porque ele existe, onde se originou, e pode até parecer que nascemos com ele. Nem todos são assim, aliás, alguns parecem não ter medo de nada, mas será que não têm mesmo ou só parecem? Medo é sistema de segurança, nos alerta contra perigos, sua existência tem utilidade, mas às vezes somos tão medrosos e sem motivo aparente, que temos vontade de sair correndo. Um segredo para se descobrir a vontade de Deus e fazê-la, cumprindo nossa missão maior no mundo, é não viajarmos demais no problema, no obstáculo, no limite, sejam esses materiais, emocionais ou espirituais. 
      A orientação que o Espírito Santo nos dá é: olhem para o Altíssimo, ele está acima de tudo aquilo que pode meter-vos medo. Não importa o tamanho do inimigo, importa o tamanho de Deus. Muitos, estudando demais o inimigo perdem tempo perseguindo o vento, pois o maior inimigo que temos é a mentira. Mentira pode ser qualquer coisa e ter qualquer tamanho, espíritos malignos são especialistas em inventar mentiras, criam inimigos, adequados a cada ser humano, na proporção e na qualidade do medo de cada um. Aquilo que você mais teme será a mentira que o mal inventará para impedi-lo de buscar a Deus, conhecê-lo e confiar nele para vencer teu medo. Medo enfraquece-nos, paralisa-nos. 
      Tema a Deus e não precisará temer mais nada e nem ninguém. Mas o que é temer a Deus? Não é ter medo de uma divindade julgadora, que exige altas virtudes morais e sacrifícios e pune com penas eternas o que não consegue praticar tais virtudes. Temer a Deus é ser humilde e amoroso. O humilde não se acha melhor e mais forte que ninguém, ainda que temendo a Deus tenha o todo-poderoso ao seu lado. O amoroso não julga ninguém, dá novas chances a todos, espera pacientemente que todos melhorem, respeita o tempo, ainda que no presente esteja vivendo seu melhor diante de Deus. Na humildade e no amor não tememos inimigos, pois naquilo que de nós depende não criamos inimigos dentro de nós. 
      Não se pode temer o que não existe, essa é a verdade que o mal tenta nos esconder, e muitas vezes o inimigo existe só dentro de nossas cabeças. Às vezes tememos pessoas que na verdade nem se importam conosco, são o que são e falam o que falam e são assim com todo mundo, não são inimigos específicos nossos. Contudo, o medo latente potencializado por espíritos malignos, que podem conhecer nossas fraquezas, convencem-nos que Maria ou José nos querem mal, mas ainda que queiram, se formos humildes e amorosos não desejaremos lutar com eles, destruí-los, só abençoá-los. Quem está abençoando não tem medo, mas teme a Deus e recebe dele forças para ser humilde e amoroso.  
      Tememos algo por acharmos que algo pode nos tirar alguma coisa, de maneira injusta e agressiva. Tememos certas pessoas porque nos acusam e menosprezam-nos, assim sentimos que elas sonegam-nos respeito e roubam nossa reputação. Mas se tememos pessoas é porque achamos que tais pessoas são mais fortes que nós, somos nós mesmos que damos poder a palavras e atitudes, tornando as pessoas capazes de nos oprimir. A solução é sempre temor a Deus, que deixando-nos seguros por sabermos que temos a aprovação de um Deus que nos dá tudo que precisamos, nos fortalece com humildade e amor para enfrentarmos aqueles, que por mais que pareçam, nada podem nos tirar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário