quarta-feira, maio 03, 2023

Não precisam saber, Deus sabe

      “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.Mateus 6.6

      Um dia uma parente muito próxima a mim disse-me, “você sai sempre com a mesma cara nas fotos”, talvez achando que sou alguém insensível. Para ter um rosto firme e um coração seguro, oro todas as noites a Deus, e o Senhor sabe do pranto amargo, das lágrimas doloridas, de rostos e caras em que minha alma se abre, se mostra, se humilha, para que eu possa estar sereno diante de homens. Ah, as pessoas não sabem o quanto você sofre, sozinho, para ser alguém melhor, ainda que se achem no direito de te julgarem como alguém pior que elas, mas Deus sabe. 
      Ao espiritual Deus recompensa publicamente, mas não com aplausos dos homens, com riquezas, esse não precisa disso, já aprendeu que muitas carências são só vaidades de meninos espirituais. Ao humilde basta-lhe a mais profunda e genuína paz que advém da aprovação do pai, mais nada. Muitos julgam as pessoas usando-se como referências, assim, se para eles boas roupas, carro caro, restaurantes luxuosos, viagens ao exterior, são o que provam que eles são vitoriosos, exigirão isso também dos outros, procurarão nos outros a si mesmos, não o Senhor. 
      Jesus deu esse exemplo como nenhum outro, vivia em oração e em consagração, assim dizia muito mesmo pelo silêncio. Pergunto à parente que citei no início, como você acha que era o semblante do Cristo? Ele não devia ter marcas de expressão, aquelas que ganhamos nos arrependendo de pecados terríveis que cometemos, ele devia ser a cara da riqueza, mas da riqueza espiritual. Jesus vivia em paz com Deus. Os homens não sabiam, mas ele sabia que Pedro poderia negá-lo no final, que Iscariotes poderia traí-lo, ainda assim não condenava ninguém. 
      Quando realmente entendemos que não dependemos do que as pessoas pensam ou dizem de nós, nossas vidas entram numa nova fase com Deus. Mas esse entendimento é diretamente relativo à intimidade que adquirimos com Deus, primeiro em momentos realmente profundos em oração, depois agradando-o em santidade e em amor. Quem agrada, adora, quem adora sintoniza-se na mesma frequência, estar em Deus é a única posição que nos fortalece, nos ensina e nos faz ver com clareza nossa razão de existir. Mas ninguém precisa saber disso, basta Deus saber. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário