domingo, maio 14, 2023

Qual teu sonho de vida?

      “Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.II Pedro 3.13-14

      Se Deus te concedesse um pedido, como concedeu a Salomão (passagem bíblica no final deste texto), o que você pediria? Não sejamos hipócritas, nem insanos, todos nós queremos vidas materiais dignas para nós e nossas famílias, mas isso é resultado de temor a Deus e muito trabalho honesto, ninguém se engane. Contudo, será que nos satisfazemos com o suficiente, ou se tendo isso desejamos mais? Quem não está no espírito plenamente satisfeito em Deus, sempre terá a alma vazia, assim, sempre desejará mais prazeres e bens materiais para preencherem esse vazio, ainda que sejam prazeres e bens mais baratos. 
      Muitos nem querem ser milionários, mas terem o suficiente para usufruírem quando e quanto quiserem. Mas seja com filé mignon ou com asas de frango, ainda é solução material para problema espiritual, alma vazia não se satisfaz com comida, mas só com a água do Espírito Santo. A história de Salomão tem seu propósito, uma lição que ensina os seres humanos e sempre ensinará. Quem pede sabedoria terá inteligência para adquirir e administrar bens. Salomão foi sábio, não pediu o peixe, mas o ensinamento de como pescar, contudo, precisamos entender que mesmo ele quis usufruir neste mundo, não na eternidade. 
      Nosso mestre mais elevado sempre será Jesus, ele tinha sabedoria, mas para abrir mão dos valores materiais, então, amar os homens e obedecer a Deus em santidade. Se Salomão achou o segredo de saciar o efeito, Jesus ensinou como anular a causa, a causa é espiritual, só totalmente superada com ferramentas espirituais. Quem quer ter vida religiosa e fé para ter vida próspera neste mundo, pode acabar tentando encher sacola furada. Quando entenderemos o ensino de Pedro, no texto bíblico inicial? Nossa esperança está em aguardar novos céus e nova terra, não em tentarmos construir um mundo confortável.
      Isso não significa que não temos que tratar bem o planeta e crescer intelectualmente, melhorando a vida da humanidade com justiça e ciência para todos. A providência divina coloca espíritos eternos em corpos mortais neste mundo, para que o ser humano encontre as prioridades da existência e cresça moralmente. Cuidarmos bem do plano físico é deixarmos para filhos e descendentes, um lugar melhor para que esses cresçam espiritualmente. Imagina um mundo onde não precisássemos trabalhar tanto, não para sobrar tempo para prazeres físicos, mas para conhecermos mais a Deus e ajudarmos os mais fracos? 
      Isso é vivermos, não pensando no fim do mundo para termos eternidades melhores, mas na continuação da vida na Terra, para que outros também possam, com mais possibilidades até que nós, conhecerem mais a Deus e também viverem conosco bem na eternidade. O cristão precisa, sob alguns aspectos, pensar mais no mundo que no céu, não para usufruir prazeres materiais, mas para crescer espiritualmente. Esse crescimento, nossa decisão por Cristo, nossa prática de caridade com o próximo, nossa vitória contra vícios e obras da carne, a anexação do fruto do Espírito em nossos espíritos, isso tudo é feito aqui. 

—————#—————

      “E em Gibeom apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê.” “A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo? E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso. E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo; eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará. E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.I Reis 3.5, 9-13

Nenhum comentário:

Postar um comentário