quinta-feira, maio 25, 2023

Todo bem vem de Deus

      “Não erreis, meus amados irmãos, toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.Tiago 1.16-17

      Se uma boa ideia vem à nossa mente, se uma inspiração arrebata nosso coração, se uma esperança eleva nossa alma, se uma força capacita nosso corpo, para fazermos algo bom, para buscarmos a luz e permanecermos nela, isso não é criação de nossas cabeças, ou fantasias de nossos corações. O bem, o amor, a paz, a justiça, a misericórdia, a unção, o trabalho, isso tudo não pode ser criado pelo ser humano, até pode ser desejado, mas não praticado e mantido. Isso só pode vir do Senhor, chegando a nós pelo Espírito Santo e nos conduzindo em vida. Assim, se você teve fé, se achou uma saída, se enxergou solução, se entendeu algo complicado, não foi por suas capacidades, foi Deus, tomando a iniciativa e conectando-te a ele. 
      Aceitarmos isso por fé é sábio e nos conduz em vitória, negarmos isso pode nos levar a extremos desertos, onde nos faltará até a vontade de viver, para entendermos que não depende de nós, de nossa fé ou de nossos esforços, ainda que estejamos bem intencionados. O mistério é ver nossas existências, não como as de seres inferiores sendo conduzidos por uma força superior, mas como espíritos harmonizando-se com o pai de todos os espíritos, como pequenas e temporárias labaredas desejando ser parte de uma chama eterna e com dimensões infinitas. Deus não chama os homens para serem escravos, mas amigos, todos um com Jesus e esse com o Altíssimo. Todo bem vem de Deus, quem nele está todo o bem tem e graciosamente. 
      O movimento de Deus não é para nos alimentar à distância, mas para nos aproximar dele de modo a recebermos o que necessitamos, bem perto dele. A luz mais alta de Deus não é só emanada em nós, mantendo Deus longe de nós, mas ela nos arrebata para que tenhamos íntima comunhão com o Altíssimo aproximando-nos dele. Mas mesmo aqueles que não creem em Deus, que não confiam nele, que não o buscam, se algum bem recebem vem de Deus, não deles mesmos. Se Deus interrompesse por um instante essa dádiva todos padeceríamos, não haveria alegria no universo. Por isso Deus deve ser adorado, e louvor não é só o homem na Terra agradecendo a um Deus no céu, é harmonizar o ser com seu criador e Senhor. 
      Quando Deus dá o bem ele nos une a ele, quanto nós lhe damos louvor nos unimos ao Senhor, dádivas do Senhor e adoração do ser humano são movimentos opostos na rodovia espiritual usada pelo Espírito Santo. A religião cristã muitas vezes nega esse princípio, ao invés de aproximar, distancia, ainda que o homem respeite e celebre a Deus muitas tradições cristãs mantêm o homem longe de Deus. Se negamos o ministério do Espírito ou o limitamos colocamos entulhos na rodovia espiritual, e ainda que Deus sempre se movimente em direção ao homem, a dádiva não colocará o ser humano em comunhão com Deus. O homem receberá a bênção e se desligará do pai, como criança que recebe o presente e esquece-se de quem deu. 
      Algo que me chama a atenção no texto bíblico inicial é a afirmação “descendo do Pai das luzes em quem não há sombra de variação”. Bênção que vem de Deus é completa, não vem pela metade nem parcelada, se Deus dá é por completo e basta-nos. Agora, se nós achamos que não temos o suficiente para sermos felizes uma de duas coisas pode estar acontecendo. Às vezes somos humilhados, ainda que satisfeitos, porque preferimos ser escravos de homens que amigos de Deus, assim não pedimos a Deus e vivemos dependendo de homens, tentando nos convencer que dependemos de Deus. Mas Deus pode estar dando, mas nós não estamos tendo humildade para aceitar que o que Deus dá sempre nos é suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário