quarta-feira, maio 17, 2023

Não tema, conheça (2/2)

      “Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” Mateus 16.15-19

      Medo é ver algo como irreversível, impossível, imponderável. Situação que não pode ser mudada, por mais que queiramos e precisemos, pode nos angustiar a ponto de causar sérias doenças emocionais. Mas em muitas situações fé pode bastar para nos curar. Sem ver e sem saber podemos simplesmente entregar algo nas mãos de um Deus sem início e sem fiz, em todas as virtudes da luz e potências do bem, e confiarmos que ele pode mudar algo, ainda que não saibamos como, onde e quando. Se usamos tal fé para achar esperança em tantas questões do nosso dia a dia, por que não podemos usá-la para saber mais sobre mistérios espirituais, que a religião só responde com coisas irreversíveis, impossíveis e imponderáveis? 
      Irreversível, impossível e imponderável só nossa incredulidade e orgulho podem tornar algo assim, para Deus isso não existe. Deus pode reverter tudo, tornar possível tudo, avaliar e definir tudo, assim sabe de tudo e pode compartilhar isso com o que quer e está preparado. Confesso que sou um ser humano com um medo intrínseco, desde pequeno sou assim, mas o escape que Deus me dá é estar aberto para tudo, para mudar de opinião e crer. Penso que a pessoa que pode saber, Deus a encaminha de um jeito na vida, que ela não terá outra escolha, se não saber, ainda que tenha que superar um medo terrível. Fazemos isso levando algo à presença de Deus e pedindo para ultrapassar um limite, ainda que isso a princípio nos aterrorize demais. 
      Entendamos certo, não estou dizendo que devemos fazer algo errado, que nos causa medo e ainda acharmos que Deus aprova isso, como pedirmos para “ficar” com alguém que tem compromisso com outra pessoa só porque estamos apaixonados. Falo de conhecimentos espirituais, que sabemos que podem nos esclarecer sobre coisas que a religião responde, mas não nos convence. Contudo, para sabermos de coisas assim, o primeiro medo que temos que vencer é aquele que a própria religião inventa para ser muro para o que ela não quer que saibamos. Deus não coloca muros, a não ser para aquilo que nos prejudica moral e fisicamente, ele põe portas, portas, ainda que com trancas com segredos, podem ser abertas. 
      Tem gente que tem medo do diabo, outras temem o inferno. Muitos não sentem paz, ainda que não admitam a ninguém, quando ouvem pastores pregando que o inferno é eterno. Outros sentem que mesmo sendo bons cristãos e assíduos em cultos, não têm certeza se irão ou não para o céu. Outros, contudo, não têm medo de saber e sabem, por outros “espíritos”, não pelo Espírito Santo, esses têm conhecimento, mas para a própria perdição. Sobre o mundo espiritual podemos ter informações e acessos se buscarmos a Deus com fé, portas se abrem, trancas com segredos são destravadas, e todo o medo se vai. Quem conhece não tem medo, ainda que no plano espiritual tenhamos antes que crer para depois conhecer. 
      O texto bíblico inicial contém um tema que se tornou polêmico quando homens quiseram achar na Bíblia álibi para estabelecerem propósitos gananciosos no mundo. Jesus se refere a Pedro, que teve um papel importante, fez a pregação inaugural do evangelho após a descida do Espírito Santo à Terra. Ainda que protestantes tendam a interpretar as palavras de Jesus como referindo-se a ele mesmo, não a Pedro, Jesus pode ter dito que Pedro seria um fundamento da Igreja, contudo, todos nós também podemos ser. Pelos fatos históricos disponíveis em livros de história, sobre a Igreja Católica e tantos papas, é impossível afirmarmos que essa igreja e seus líderes sejam representantes exclusivos e plenos de Deus no mundo. 
      Mas o ponto desta reflexão não é discutir legitimidade de papa, o ponto está em “as portas do inferno não prevalecerão contra ela, e eu te darei as chaves do reino dos céus e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. Jesus com certeza não se referiu a uma igreja e a um líder, esses nunca possuíram o poder que o texto cita. Mas Jesus também não se referiu a nenhuma outra igreja ou denominação cristã, ele referiu-se à nova vocação que seu ministério trouxe à humanidade, à nova aliança do evangelho, Jesus homem e Jesus Deus. Como Deus, Jesus é porta única e mais alta para Deus, como homem, é exemplo de como podemos viver no mundo ligados a Deus.
      Qual a relevância do texto bíblico inicial para esta reflexão sobre medo? Que não existe mal, diabo ou inferno irreversível, impossível e imponderável. As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja, contra a nova e eterna vocação que Deus deu ao ser humano por meio de Jesus, assim os homens não estarão presos para sempre, por mais que tenham errado, numa região espiritual de sofrimento sem fim. O que Pedro começou, Paulo fundamentou e todos nós podemos provar pelo nome de Jesus e pelo Santo Espírito, é salvação eterna, não condenação eterna. Se é assim não há razão de temermos o mal, o diabo ou o inferno, o que liberta as pessoas do medo do desconhecido espiritual é ter esse conhecimento.

      “Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.Mateus 14.25-27

Leia na postagem de ontem
a 1ª parte desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário