segunda-feira, maio 29, 2023

A luz e a verdade

      “Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos. Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu.Salmos 43.3-4

      A emanação mais alta de Deus tem duas faces, luz e verdade. É luz do Altíssimo que envolve os que andam em verdade, luz e verdade se encontram e põem Deus em comunhão com o homem. Essa comunhão é a estrada e o combustível que move o ser humano em direção às virtudes morais e espirituais mais elevadas. Contudo, não basta ao homem ser franco, não ter medo de revelar o que ele é quando é mal e egoísta, isso pode ser verdadeiro, mas não representa a verdade que Deus procura nos seres humanos. A verdade que purifica o homem, constitui assunção de pecados, posse de perdão e prática do bem, sem deixar nada escondido pela mentira. 
      Essa verdade limpa o espírito humano, o deixa transparente o suficiente para que a luz mais alta de Deus o envolva por inteiro, assim envolvido ele tem forças para seguir em direção a Deus. O mesmo Deus que toma a iniciativa para vir até as regiões espirituais inferiores ao nosso encontro, nos capacita e mostra-nos como ir às regiões superiores ao seu encontro. Jesus veio, nos mandou seu Santo Espírito e é porta nas regiões espirituais mais altas para Deus, é iniciativa, força e caminho, amor, perdão e conhecimento. A luz emanada do Altíssimo deixa nosso espírito limpo e leve para que ele possa sair das amarras da matéria e do pecado e elevar-se de volta a Deus. 
      Os tolos acham que podem se proteger na mentira, ostentam o que não são para que os homens os honrem, se fazem de fortes, mas temem a verdade pois confiam neles, não em Deus. Eles fogem da luz mais alta, têm medo dela, buscam refúgio nas trevas, junto de outros mentirosos, são sujos demais para serem traspassados pela luz, pesados demais para serem elevados. Os iluminados do Senhor persistem na verdade, ainda que momentaneamente sejam humilhados por ela. O prazer maior deles é estar nas regiões espirituais mais altas, no santo monte, e para isso não temem serem exibidos pela verdade. Eles amam a verdade, amam a luz, amam a Deus. 
      Deus busca a verdade em seus filhos, não existe outra maneira deles seres totalmente livres e felizes se não forem verdadeiros. Para que entendamos isso, se formos teimosos, Deus pode usar instrumentos duros, pessoas que nos jogarão contra a parede e exigirão de nós a verdade. Mesmo que essas pessoas façam isso com intenções pouco benignas, se forem autorizadas por Deus serão úteis em nosso crescimento espiritual. Assim, não temamos as pessoas e menos ainda a verdade, melhor sermos humilhados na disciplina de Deus que pela mentira diante dos homens. A dor da mentira não passa e deixa frutos amargos, já a dor da verdade logo acaba e deixa doces frutos.
      Deus pode usar até o mal intencionado para que a verdade seja mostrada, Judas Iscariotes não foi usado para entregar Jesus à morte? Judas e os líderes judeus podiam até achar que tinham prevalecido, os discípulos de Jesus podiam até pensar que a injustiça tinha tido vitória, que Deus os havia abandonado. Mas não, tudo estava sob controle do Altíssimo, como sempre está, era só parte de um plano maior cujo final iluminaria a humanidade. A verdade foi mostrada, tanto a da maldade humana quanto a do amor de Deus, e isso custou mais caro para o filho primogênito de Deus que para o ser humano, mas esse foi o único jeito da luz mais alta ser disponibilizada para todos nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário