sexta-feira, maio 26, 2023

Você pode ser melhor que acha é

      “Porque ao que tem, ser-lhe-á dado; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.Marcos 4.25

      Às vezes achamos que chegamos num bom lugar, trabalhamos, persistimos, fizemos bastante, nisso Deus nos deu paz e segurança neste mundo. Contudo, o trabalho de Deus em nossas almas nunca cessa, assim, se ele percebe que já conseguimos tudo que poderíamos do jeito que somos, ele muda nosso jeito para que sejamos ainda melhores. O vaso pode parecer cheio, isso nos dá a sensação de satisfação, mas muitas vezes junto das bênçãos de Deus, do conhecimento espiritual que adquirimos, do amor paciente e da misericórdia que aprendemos a dar para os outros, há também outros conteúdos nos vaso. Eles estão lá no fundo, bem escondidos, nós não vemos, ou fingimos que não vemos, mas Deus vê, assim segue nos tratando.
      Primeiro ele terá que retirar do vaso o conteúdo inútil, para que caiba mais dons e sejamos mais úteis em suas mãos. Não nos entristeçamos e não desanimemos, se após termos feito tanto, a vida continuar nos desafiando para darmos mais. Deus só deixa entrar na faculdade quem se diplomou no ensino médio. Mas o que nunca entrou na escola, porque não queria ter que estudar, se submeter a avaliações, correr o risco de ser reprovado, novamente ter que estudar, e até mais, para, então, ser aprovado, esse permaneceu no nível de bebê espiritual, desperdiçou o tempo de sua vida aqui. Mas saibamos uma coisa, o tempo que Deus usa para tirar o que não presta do vaso, pode ser difícil, e temos que enfrentá-lo com confiança no Senhor. 
      É difícil porque é tempo de plantar, e plantar sempre é momento de incerteza, o que vemos é pequeno, só uma semente, e onde plantamos também não vemos depois, fica debaixo da terra. “Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão; quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” (Salmos 126.5-6). Terra dura pode ser a dos nossos corações, mas essa é a terra que Deus mais nos chama para plantar, não é a terra do mundo ou dos corações dos outros homens. Às vezes uma plantação que nos deu trabalho para plantar e para colher, que nos forneceu alimento por anos, tem que ser arrancada da terra, para dar lugar a novas sementes, pelas quais crescerão árvores mais frutíferas. 
      O texto bíblico inicial é um daqueles paradoxos que Jesus usa para enfatizar o princípio do evangelho que antagoniza com a velha aliança: recebe quem dá, tem quem perde, vive quem morre. Quem está vazio nunca terá espaço para Deus, mas quem se satisfaz com Deus sempre achará mais espaço para Deus. Ter Deus é querer mais de Deus, não querer Deus é achar que se tem algo quando não se tem. Quem ama sempre desejará amar mais, quem é santo sempre precisará ser mais santo. Quem acha que está vestido, quando não está, até a roupa que tem lhe será tirada. Quem sabe que está nu sem Deus, será vestido com vestes mais limpas e iluminadas. Quem se veste para não se vestir de Deus acabará nu e envergonhado. 
      Calma, ainda cabe mais no vaso, só creia. Você pode não ver, mas Deus está trabalhando, e quando acabar, seu vaso estará cheio, do óleo perfumado e novo do Espírito. Não dê o espetáculo por encerrado antes do epílogo, o epílogo só Deus sabe quando será. O fim que você está vendo pode ser só o término de um ato, tua história pode virar e acabar melhor que você acha. Suporte com humildade o momento de limpeza do vaso, e não se sinta vazio depois, mas capaz e forte para ter experiências ainda mais profundas com Deus. A certeza que você tem hoje sobre você, pode estar aquém do que Deus ainda pode fazer em tua vida, alguém que faça diferença para melhor no mundo e esteja mais preparado para o céu na eternidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário