quinta-feira, dezembro 28, 2023

Afetuoso ou afetado?

      “Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Vinde então, e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.Isaías 1.17-18

      Afetuoso ou afetado? O afetuoso exerce amor, o afetado no amor exerce domínio, o amor liberta, o domínio cerceia a liberdade. Amar é tratar as pessoas como seres independentes e com os mesmos direitos que se dá a si próprio, alguém com amor afetado até pode tratar bem alguém, mas como sua propriedade. Uma das maiores revoluções que a humanidade provou foi entender que seres humanos não podem ser donos de outros seres humanos. Esposas não são propriedades de esposos, africanos não são escravos de europeus, crianças não são posse dos pais, povo não é servo do rei, funcionários não são subalternos de empresários sem oportunidade de um dia também serem empresários. Todos são iguais, superior só Deus. 
      Até que ponto, nós, no século vinte e um e principalmente nós que nos dizemos seguidores do Cristo, somos afetuosos ou só afetivamente afetados? Até que ponto damos liberdade às pessoas ou dispomos de seus serviços e reputações quando desejamos, tratando-as sem respeito e julgando-as inferiores? Até que ponto damos liberdade para nossos filhos fazerem escolhas, ainda que sejam escolhas que nós não faríamos? Isso não significa não dar orientações e exemplos de valores morais, do que entendemos como certo e agradável a Deus, mas sem impor, muito menos usando qualquer forma de agressão. Não vamos até as últimas consequências do amor porque na verdade ainda não experimentamos o poder do amor em nós.
      Sempre que falo sobre amor preciso deixar claro que amar nao é ser violento, mas também não é submeter-se à violência, principalmente de cônjuges, ninguém precisa permanecer casado com alguém possessivo e agressivo. Posto isso sigamos afirmando que o amor tem o poder de mudar as pessoas, por amor fazemos o que não faríamos se fôssemos obrigados por alguém que se acha nosso dono. É triste como muitos não receberam amor, não são humildes para admitir isso, e seguem tratando as pessoas de forma afetada, trocando sexo por afeto, dinheiro por atenção, vendendo a própria alma ao diabo só para sentirem-se amados. Afetuoso ou afetado? Provemos o amor de Deus, então poderemos ser afetuosos, não afetados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário