domingo, dezembro 17, 2023

O maior defeito é não admitir defeitos

      “O remanescente de Israel não cometerá iniquidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; mas serão apascentados, e deitar-se-ão, e não haverá quem os espante.Sofonias 3.13

      “Meu maior defeito é ser perfeccionista”, eis uma resposta muito comum em entrevistas de emprego, quando o pretendente a uma vaga quer responder a uma pergunta capciosa do funcionário do recursos humanos de um jeito que não lhe prejudique. Mal sabem muitos, que essa resposta prejudica mais que a verdade, qual é a verdade? Uma reposta, elegante, mas sincera, como essa, “sou meio chato, tenho dificuldade para trabalhar em equipe, costumo achar que o que faço é melhor que o que os outros fazem, mas sei que isso nem sempre é verdade e tento superar isso, ouvindo os outros e abrindo mão de pontos de vista pessoais, quando a equipe decide diferente, ainda que não tenha receio de expor o que penso”. 
      Negar os próprios defeitos é negar a razão de viver, estamos neste mundo não por causa dos acertos, mas pelos erros. Se a vida na Terra é um período curto de internação num hospital, onde temos que admitir dificuldades para vencê-las, quem não admite nega-se ao tratamento. Mas a verdade é que a verdade sempre salta, quem conversa conosco, num diálogo informal e aparentemente sem grandes intenções, se tiver alguma sensibilidade e experiência com comportamento humano, saberá o que somos e o que tentamos esconder. Em entrevistas de emprego é bom ser educadamente honesto, não se justificar demais, se intencionarmos algo em que podemos ser produtivos e felizes haverá verdade, e essa sempre vence. 
      O maior defeito que podemos ter é não admitir que temos defeitos, isso não significa ficar falando do nosso lado ruim e dos nossos tropeços para qualquer um e a qualquer hora. O que supera as limitações é a verdadeira humildade, não se fazer de vítima ou de bobo, mas exibir aquela consciência profunda da própria humanidade, que não precisa de palavras, se mostra num olhar, nas entrelinhas, quem assim procede não parece falso ou malicioso e tem vitória, não dos homens, mas do Senhor. Tenha sempre a noção de suas fraquezas e erros, mas acima disso tenha, não presunção ou arrogância, mas certeza que Deus te conhece, te perdoa, te ama e te abençoa, apesar de teus defeitos, não por causa deles ou sem eles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário