terça-feira, dezembro 26, 2023

Ressacas

      “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.Romanos 6.23

      Viver é administrar a ressaca de ser. A ressaca pode ser física, um mal-estar causado pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, de drogas, de comidas, mas sua origem é afetiva e moral. Quem se sente só, incompreendido, maltratado, sofre, e para anular esse sofrimento pode recorrer a excessos da matéria. Mas esse recurso pode variar conforme a qualidade moral do ser humano, os que persistem em exercer virtudes também poderão recorrer a excessos para abrandar a dor, mas serão menos danosos para si e para os outros. Para não haver ressaca basta-nos controlar o pecado? Sim, mas não o sofrimento, esse ocorre mesmo sem pecado. Viver é administrar um sofrimento inerente e incurável do ser. 
      Isso não significa que Deus não autorize escapes, consolos, pequenas alegrias, para nos ajudar na dor, e quanto digo “Deus autoriza” entenda certo. Deus não é um autocrata ditando leis e punindo desobedientes, mas sua vontade para que sejamos felizes chega até nós e nos mostra como viver de forma mais adequada e equilibrada. “Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem; pois ele conhece a nossa estrutura, lembra-se de que somos pó” (Salmos 103.13-14). Mas ainda assim a existência na matéria nunca é perfeita, e não é para ser, por isso sempre tende à morte. Viver é achar e manter a paz ainda que num conflito insolúvel entre matéria e espírito dentro do ser. 
      Quando jovens, ressacas passam depressa, mesmo após grandes excessos, mas quando envelhecemos e mesmo que amadureçamos, como seres e como amigos de Deus, temos que conviver com ressacas que não tiveram origem no excesso da última noite. Mas é nisso que avaliamos a vida e podemos chegar às conclusões melhores, que evoluirão nosso homem interior e construirão o céu em nós. Ainda que nossos erros sejam assumidos, confessados e deixados, seus efeitos emocionais seguirão conosco até a passagem para o outro plano. É o jeito que o universo tem para não deixar-nos esquecer quem somos e para onde voltaremos, à luz do Altíssimo. Viver é morrer ainda vivo para nascer eternamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário