domingo, dezembro 31, 2023

Imutabilidade divina

      “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.Tiago 1.17

      Deus não muda, o que muda é o nosso coração, assim na variação e inconstância de nossos sentimentos e pensamentos achamos que tudo fora de nós é que se modifica. Por isso não achamos segurança, chão para nos firmarmos, uma constante em que confiar, e pomos a culpa no universo, enquanto os culpados somos nós. “A candeia do corpo são os olhos, de sorte que se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz” (Mateus 6.22), o problema não está no que se olha, mas em quem olha, bons olhos sempre procurarão e acharão algo bom. O ponto nesta reflexão é: a primeira coisa para se achar Deus é limpar olhos e ouvidos espirituais, assim temos a calma que nos permite focar em Deus e entendê-lo, não em nossas inconstâncias. 
      O Deus que você buscou ontem, em quem você confiou, para o qual entregou tua vida e de teus amados, ele continua o mesmo hoje, suas promessas são as mesmas, suas virtudes imutáveis. Mas você fez alguma bobagem hoje, que te sujou moralmente, que machucou pessoas, sim, isso poderá ter consequências e sérias neste mundo, contudo, confesse, se perdoe e peça os perdões devidos, mas em paz porque Deus já te perdoou em Cristo. Quanto às consequências dos teus erros, bem, você terá que encará-las, não tem outro jeito, mas não fique pensando que Deus mudou com você por causa disso, se pediu perdão está tudo certo com ele. A paz que vem do perdão de Deus é a força para vencermos nosso principal inimigo, nós mesmos.
      Se tivéssemos o entendimento correto da constância das virtudes de Deus, da paz e do amor que há nele, não sofreríamos tanto. Sofremos porque muitas vezes estamos temendo um ídolo, não descansando em Deus, um ídolo parecido com Deus, delimitado por dogmas, doutrinas religiosas e textos bíblicos, mas não o Deus espiritual e vivo. Muitas vezes o mal nos prende ao erro convencendo-nos que nosso erro fez Deus mudar conosco, e isso não é verdade. Deus nunca muda, assim, não se sinta cobrado, condenado, culpado, pesado, olhe para o Altíssimo e siga para sua luz, ainda querendo ser santo e amoroso, ainda buscando ter o caráter de Cristo, ainda com responsabilidade pessoal pelos teus desacertos, mas em paz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário