quarta-feira, dezembro 13, 2023

Desistindo sem ter começado?

      “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.” João 6.63-66

      Alguns, apesar de sempre terem sido céticos, depois de verem uma fatalidade ocorrer com gente que foi fiel a uma religião por muito tempo, dizem, “não acredito em mais nada”. Pergunto a esses, um dia vocês creram em algo? Ou só ficaram em cima do mundo, desconfiando e no fundo, ainda que secretamente, torcendo para que o crédulo se desse mal? Se o crédulo decepcionou-se, ele ao menos tentou crer, mas quem nunca creu não tem o direito de se decepcionar. Contudo, quem se decepciona, fora ou dentro de religião, se decepciona com homens, ainda que digam que foi com Deus. Deus nunca decepciona alguém, antes, ainda que sendo o jeito pior, permite a decepção com a mentira para que a verdade seja buscada.
      O caminho para a verdade maior da existência espiritual e eterna não é fácil, nem curto, passa primeiro pelo desafio da fé, que vê o invisível, que ouve o intocável, mas depois deve superar a zona de conforto das religiões, que oferecem apoio do coletivo e palavras boas de se ouvirem. Muitos nem começam a andar por esse caminho porque não acreditam nas religiões, nisso nada há de errado, mas primeiro deve-se crer, para depois conhecer, então avaliar. Para conhecer, igrejas são úteis, nos ensinam doutrinas, e as cristãs, nos ensinam sobre o único e maravilhoso cânone bíblico. Só depois o Espírito Santo nos conduz a mais, saindo da zona de conforto dos berçários religiosos e entrando sozinhos na universidade da espiritualidade.
      Deus conhece nosso coração, enganamos os homens, a ele não. Se muitos que tiveram a oportunidade ímpar de serem alunos do professor Jesus desistiram, até o traíram, quanto mais nós, tendo hoje religiões tão imperfeitas como lugares para aprendermos o evangelho. O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita, as palavras que eu vos disse são espírito e vida”, quanta verdade há nessas palavras. Só conhecemos a Deus de fato quando o buscamos de forma pessoal e pelo seu Espírito, o resto pode até ajudar nos primeiros passos, mas não nos conduz à maturidade, onde achamos forças para sermos santos e amorosos. Não desista sem nem ter começado, Deus é real, busque-o com todo o coração e o achará. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário