sexta-feira, dezembro 22, 2023

Santidade, amor e paz

      “Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.
      “Nota o homem sincero, e considera o reto, porque o fim desse homem é a paz.
Salmos 37.11, 37

      Em Deus há a luz espiritual mais elevada e essa manifesta-se em três virtudes: santidade, amor e paz. A santidade de Deus é limpeza moral e pureza de intenções, assim em tudo que Deus é, faz, quer e pensa há verdade, justiça, benignidade e a mais alta espiritualidade. Em Deus não há erro, assim ele nada faz para se arrepender depois, e tudo faz antes, num conceito de tempo que nós seres limitados por sermos imperfeitos, mas mais restritos ainda, por estarmos encarnados, não podemos ter noção ou inteligência para entender. Nos resta experimentar o Espírito Santo que nos transmite a presença de Deus naquilo que somos permitidos perceber, e isso já é tudo o que precisamos para existirmos plenamente satisfeitos. 
      O amor de Deus movimenta o universo, físico e espiritual, nós, filhos e amigos, seres sencientes, assim como os animais, a natureza, o cosmos. Se Deus não manifestasse seu amor ele continuaria existindo e nós, pela fé, poderíamos até adorá-lo por ter feito tudo, mas não seriámos atraídos à sua presença, viveríamos de utopias ou padeceríamos sozinhos. O amor de Deus nos chama constantemente para orar, para confiar, assim como nos consola com palavras e nos responde através da máquina perfeita dos mundos, que sempre tem provisão, livramento e felicidade para os que respondem sim à atração do Altíssimo. Deus ama a todos, sem distinção, e todos levará à sua presença, ainda que em momentos e de maneiras diferentes.
      Mas das grandes virtudes de Deus, paz é a menos compreendida por um ser humano tão beligerante. Guerreiros escreveram o antigo testamento, mesmo os escritores do novo testamento estavam influenciados demais pela guerra física para entenderem a verdade maior de Jesus, a manifestação mais perfeita em carne da santidade, do amor e da paz de Deus. Assim lemos em Salmos palavras como as iniciais, mas escritas por quem entendia paz muito mais como um período entre guerras, que como um sossego eterno. Deus é paz, estar na sua presença é não sentir acusação ou cobrança, é descanso e leveza, e ainda que existir seja trabalhar sempre, é ser forte sem precisar ser, porque não se precisa lutar, só descansar em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário