segunda-feira, dezembro 11, 2023

Até do sábado é Senhor

      “Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer. E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado.” “Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.Mateus 12.1-2,7-8

      Podemos interpretar Mateus 12.8 de duas maneiras. A primeira é que Jesus trabalha o tempo todo, não precisa respeitar sábados ou dias de descanso separados por religiões, nisso se entende que o Cristo é superior à velha aliança de Moisés. Esse entendimento precisava ficar claro para os judeus, por isso evangelhos e cartas paulinas batem tanto nessa tecla, o evangelho foi primeiramente pregado aos judeus, só depois foi anunciado aos gentios. Esses, contudo, não davam ao sábado a relevância que davam os judeus, assim o ensino do texto bíblico inicial não é tão importante para eles. Mas se o ensino ao pé da letra não é importante para nós hoje, o princípio é, e está contido em misericórdia quero e não sacrifícios.
      Entender que o que leva a Deus é atitude de amor e misericórdia, que atende ao necessitado em qualquer momento, indiferente se é sábado ou não, serve tanto para judeus como para gentios. Mas temos uma segunda maneira de interpretar Mateus 12.8. Deus está no trabalho, mas também está no descanso, não é só fazendo que podemos obedecer a Deus e agradá-lo, obedecemos também quando ele pede que esperemos, descansemos e nada façamos. A honra não está em fazer, mas em obedecer, nesse entendimento a frase misericórdia quero e não sacrifícios também se encaixa perfeitamente, não adianta nos esforçarmos para sermos bons religiosos e bons cidadãos se não praticamos amor incondicional.
      Para os fariseus, não fazer muitas coisas no sábado não era descanso, era obrigação, que devia estar acima até da urgência de alimentar famintos. Foi assim que iniciou-se o texto acima, os discípulos estavam com fome, colheram espigas de milho num sábado e foram recriminados pelos fariseus. O que adiantava esses religiosos seguirem cegamente suas velhas leis se não tinham compaixão? Por isso Jesus, a expressão mais completa do amor de Deus, disse, o Filho do homem até do sábado é Senhor. O princípio contido nisso é: importa abençoar o necessitado, curá-lo, alimentá-lo, nisso está o cerne da lei de Moisés, não em obedecer regras exteriores. O trabalho maior que Deus nos pede é amar, sete dias por semana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário