sábado, dezembro 09, 2023

Em paz me deito

      “Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, tu me deste alívio; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. Filhos dos homens, até quando vocês vão querer transformar a minha glória em vergonha? Até quando amarão a vaidade e buscarão a mentira? 
      Saibam, porém, que o Senhor distingue para si o piedoso; o Senhor me ouve quando eu clamo por ele. Tremam de medo e não pequem; consultem no travesseiro o coração e sosseguem. Ofereçam sacrifícios de justiça e confiem no Senhor. 
      Há muitos que dizem: "Quem nos dará a conhecer o bem?" Senhor, levanta sobre nós a luz do teu rosto. Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando eles têm fartura de cereal e de vinho. Em paz me deito e logo pego no sono, porque só tu, Senhor, me fazes repousar seguro.” 
Salmos 4 

      Lindíssimo esse salmo, podemos aprender muito sobre paz com ele. Uma versão mais tradicional diz na angústia me deste largueza, no lugar de me deste alívio, quem não se sente claustrofóbico às vezes, apertado, não por fora, mas por dentro? Falta-nos ar, nos sentimos cativos numa cela pequena e mal arejada. Paz é justamente o oposto disso tudo, e isso ainda que nossos corpos estejam de fato aprisionados, a paz maior liberta o espírito e como tal só pode ser entregue por um Deus Espírito, não pela matéria ou pelos homens. O humilde acha a paz pois clama pela misericórdia de Deus, essa o exaltará sobre a injustiça, a mentira, o ceticismo e a falsidade de homens que não amam a Deus.
      O Senhor distingue para si o piedoso, outra versão diz, o Senhor separou para si aquele que é piedoso, se o homem não confia em ninguém, em nada crê, não distingue o bem maior do mal por estar em trevas, Deus distingue. Isso não significa que haja privilegiados, Deus ama a todos igualmente e a todos está pronto para permitir seu melhor se o ser humano quiser, se conectar-se espiritualmente a Deus. Mas isso dá uma certeza ao aflito, que se sente só e incompreendido, Deus o vê e a ele responde, e a primeira resposta que Deus quer dar é a paz. Na paz há santidade e foco, nela podemos começar a obedecer a Deus, fazendo as melhores escolhas, e seguindo corretamente numa vida digna.
      Quem nos dará a conhecer o bem? O Senhor nos dará o bem. Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando eles têm fartura de cereal e de vinho. O bem maior que o Senhor nos dá é paz eterna, não a que é baseada em bens que se acumulam e na aprovação dos homens neste mundo. Em paz me deito e logo pego no sono, porque só tu, Senhor, me fazes repousar seguro. Se há um juiz implacável, esse é o sono, podemos fugir por horas em atividades e prazeres, mas só a paz maior nos permite um bom sono. Bebidas alcoólicas, mesmo as mais caras, e outras drogas, que proporcionam relaxamento intenso e imediato, depois castigarão nossos corpos e os impedirão de dormir.
      Infelizmente nossas mentes são frágeis, mesmo depois de entendermos e experimentarmos a paz de Deus podem estar já muito debilitadas, pelo tempo que passamos neste mundo vivendo erradamente. Assim, a mentira que nós mesmos e muitos nos disseram por anos, na velhice pode se tornar verdade, que não conseguiremos mais nos livrar, ainda que em comunhão com Deus. Doenças emocionais já estarão instaladas em nós e aí só a ajuda de medicação para termos uma simples noite de sono. Mas sejamos humildes, Deus não cura tudo, mas usa tudo, contudo, ele dá paz sempre, assim aceitemos nossos limites e persistamos em buscar o Senhor, a paz sem limites teremos na eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário