domingo, dezembro 10, 2023

Cruz se leva só

      “E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.Mateus 10.38

      Sempre tomo muito cuidado em usar os exemplos mais extremos do Cristo como referências para as nossas vidas, para nós, simples seres humanos, muito menores que Jesus em tantos aspectos. O princípio de um ensino, contudo, sempre nos ensina, mesmo que não tomando o ensino ao pé da letra. O versículo anterior ao do início diz, “quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim”, isso não é uma ordem para desrespeitarmos os pais, mas é um conselho que nos revela que não poderemos agradar a Deus se quisermos agradar os homens, ainda que esses sejam familiares próximos. 
      Se nem nossos pais podem nos ajudar nos momentos mais sérios, ninguém mais pode, mas “quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá” (Salmos 27.10), ensina-nos o salmista. A verdade, que muitas vezes não queremos aceitar, é que nossas maiores provas, aquelas que mudarão nosso homem interior de forma extrema, passaremos sozinhos. Ainda que com esposa, esposo, filhos amados e bons amigos por perto, ninguém poderá nos consolar quando Deus tirar de nós algo importante, mas que impedia que crescêssemos espiritualmente, confiássemos mais nele e nos preparássemos adequadamente para a melhor eternidade com o Senhor, o céu.
      Cruz se leva só, e se não for assim não é cruz. Se nem Cristo, com todos os milagres que fez nas vidas de tantos, com toda a maravilhosa palavra que manifestou aos discípulos e em especial aos doze apóstolos, se nem ele conseguiu ter amigos que ficassem com ele em seu pior momento, o que se diria de nós, tão infiéis, tão egoístas, tão pouco generosos e misericordiosos? Não nos desesperemos, se tem que ser assim Deus nos ajuda, está conosco e nos dá forças, mas saibamos uma coisa, há uma recompensa no plano espiritual pelas provas que superamos sozinhos, uma coroa de glória que nos põe numa posição elevada na luz do Altíssimo. Levemos nossa cruz com fé, Deus é fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário