sexta-feira, dezembro 29, 2023

Respeitemos o tempo dos outros

      “Quem guarda o mandamento não experimenta nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo certo de agir.Eclesiastes 8.5

      A dificuldade que temos para entender e para aceitar certas pessoas é porque achamos que elas vivem de um jeito e falam certas coisas que nós seríamos incapazes de viver e de falar hoje. Temos muita dificuldade para aceitar gente diferente, com escolhas diferentes, ideologias diferentes, religiões diferentes. Mas também temos a tendência de nos colocar como juízes, assim usando a nós mesmos como referências de certo e errado, julgando e condenando os outros injustamente. Algo que pode-nos ajudar a ver as pessoas com mais misericórdia é lembrarmos como nós mesmos éramos no passado, mas isso só é possível a quem foi diferente no passado e hoje mudou, e mudou para melhor de acordo com referências de Deus não suas.
      Se alguém tem muita dificuldade, em tua opinião, para ser lúcido hoje, para enxergar certas verdades que estão em sua cara, pense em você no passado. Você também não tinha dificuldade para ver certas coisas? O que você é hoje não é bem diferente do que foi? Como você mudou os outros também podem mudar. Mas podemos responder a isso, “mas certa pessoa tem a mesma idade que eu, passou por coisas parecidas com as que eu passei, e ainda não mudou, assim para ela não há mais jeito”. Essa resposta não é sábia, ninguém é igual a ninguém, e conviver com diferenças é o que nos faz crescer. O segredo é olhar todos com os olhos de Deus, com um amor paciente e crendo que todos podem melhorar em seus tempos. 
      Quem mudou entende o que é dito aqui, mas quem não mudou, não teve coragem para ser humilde, e teima em ser o mesmo achando até que isso é consistência, é virtude, é firmeza de caráter, terá dificuldades para amar e ser misericordioso. Quem não quis mudar, e mudar porque Deus mostrou que a mudança, ainda que aos olhos dos homens era para ser menor, era o jeito de ser feliz e fazer os outros felizes, se colocará como referência de bem e mal, como juiz. Esse não terá paciência com os outros, se achará pronto quando na verdade nem começou a se construir, e isso porque nunca se desconstruiu. Como você vê e avalia os outros, como errados incorrigíveis ou como seres em construção precisando só de tempo para melhorar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário