sexta-feira, abril 05, 2024

A verdade é uma cebola (5/7)

      “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.Salmos 15.1-2

      O que é a verdade? A verdade é uma cebola, camada por camada vai sendo retirada, a cada camada, lágrimas. Os judeus construíram sua mitologia, Moisés registrou muito dela, e é importante entendermos que Moisés foi criado debaixo de cultura e espiritualidade egípcias. O catolicismo também gerou uma mitologia cristã, selecionando textos para o cânone bíblico, discutindo teologia, dogmatizando doutrinas, legalizando o que era oficial sobre vida e ensinos do Cristo. Quando dizemos mitologia dizemos que nem tudo que veio até nós é fato histórico, portanto verdade, mas informações originais as quais foram sendo adicionadas novas informações assim como subtraídas outras, até chegarmos ao entendimento atual. 
      Quem não quiser envolver-se emocional, moral e espiritualmente com a jornada em busca da verdade, que fique com a fria ciência, essa é conveniente para os que não querem assumir-se como eternos espíritos feridos necessitando de cura, mas só como intelectos auto-suficientes. Verdade se acha primeiramente dentro de si, e por ser verdade nem sempre é boa ou agradável, então constata-se a necessidade de melhoria e acha-se a verdade de Deus para tal. Só depois de muitas lágrimas, da verdade pessoal ser assumida e aperfeiçoada, é que Deus nos mostra outras verdades espirituais, e isso nada tem a ver com verdades científicas. Já descascou tua cebola, ou parou nas primeiras lágrimas da primeira camada da religião? 

“Bíblia, mitologia e verdade”,
reflexão em sete partes
José Osório de Souza, 20/06/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário