sexta-feira, abril 12, 2024

E se for tudo mentira? (5/7)

      “Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.Salmos 37.3-6

      E se no instante que meu espírito ver meu corpo físico sem vida e o plano espiritual sem véu, eu entender que tudo que o cristianismo me levou a acreditar era mentira, que tudo que entendi sobre Deus e a Bíblia era invenção da minha cabeça? Pois digo com certeza, ainda assim terá valido a pena, eu viveria tudo igual novamente. Por quê? Como poderia negar uma visão de vida que me conduz por um caminho tão lindo, tão libertador, tão correto? Quando estive só, achei um Deus amigo, quando estive errado, achei um Deus perdoador, quando estive enfermo, perdendo a lucidez, não achei extremismo, mas tranquilidade, quando precisei de respostas, Deus me deu todas, iluminou-me mais que aos que me condenam às trevas.
      Quando o rancor tentou enlaçar meus pés, a misericórdia de Deus me libertou, me alcançou e me fez entender que também devia alcançar as outras pessoas, mesmo aquela que se colocava como minha maior opositora. Minha fé não é minha mente imaginando raciocínios para me livrar de responsabilidades, não, mas por um vivo Espírito da verdade, Deus me faz enfrentar minhas verdades, mesmo as sujas e doídas lançadas em meu rosto sem amor pela acusadora que não queria me curar, mas me destruir. Deus usou, mesmo a voz invejosa, que achava que teria sua chama mais acesa se apagasse a minha, assim a agressão, a vingança, tornou-se justiça divina pois Deus me deu humildade para assumir as consequências de meus erros. 
      Por outro lado, os céticos e materialistas, que dizem que Deus é criação do homem, e não o contrário, tenho visto seus caminhos, o início e o fim deles. Começam na arrogância e terminam na desilusão, ainda que enriqueçam nesse mundo não acham paz e amor, são velas apagadas e frias, sem esperança, tentando achar nas causas deste mundo propósito maior para viver. Não desejo o mal a eles, Deus sabe, me entristeço quando os vejo pagando preços caros e desnecessários porque escolhem seguir sozinhos e vazios, devo amá-los, com paciência, a vida só acaba na morte e até lá muita coisa acontece. Quanto a mim, tenho certeza, e já há muito tempo, Deus é real, me ama e me ajuda, a eternidade só tornará isso melhor.

“Conjecturas sobre o além”,
reflexão em sete partes
José Osório de Souza, 24/06/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário