segunda-feira, abril 08, 2024

Quem liga para o além? (1/7)

      “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.I Coríntios 15.19-20

      A verdade é que uma grande maioria das pessoas não pensa na vida além, e uma grande maioria de evangélicos também não pensa. Não sejamos injustos, muitos, principalmente no Brasil, estão ocupados em pagar a comida e o aluguel, assim levam aos cultos de suas igrejas essas preocupações. O que interessa, ao que não tem emprego ou não sabe se terá no próximo mês, como será o céu e o inferno? É mais fácil crer no que a tradição cristã ensina e tentar achar fé para pedir que Deus abençoe a vida material aqui. Contudo, se muitos fossem ensinados a se preocuparem mais com a vida além, poderiam ter vidas presentes melhores sob muitos aspectos, moral, espiritual e material. Mas será que esse ensino interessa a muitos líderes? 
      O papa, o bispo, o pastor ou o missionário, mal intencionado, não estou generalizando, nada ganha no céu, só ganha na Terra. Mas igrejas e religiões não deveriam ocupar-se das coisas do outro mundo? Isso não significa religião alienada e extremista, que considera que a aquisição de bens espirituais, que serão avaliados no além, deva ser feita anulando necessidades e instintos físicos, numa situação de isolamento e passividade. O desafio de ser espiritual é ser comum, mente no alto, pés no chão, Jesus deu esse exemplo, e sem fazer crítica a outras religiões, visto que todas são usadas por Deus, exemplo diferente dos dados por outras crenças e espiritualidades. Cresce-se moralmente expondo-se à dura sobrevivência neste mundo.
      Uma palavra define vida neste mundo, morte. Evolução moral e portanto espiritual adquire-se deixando morrer ego, vaidades e egoísmos, essa morte é interior, não física. Morte física é coisa que Deus e só ele decide quando e como será, ainda que nós, com responsabilidade com saúde física, possamos cooperar para que Deus tenha o máximo de tempo possível para nos provar e aprovar no mundo. Ainda assim, ninguém escapa de surpresas, e o universo é especialista em surpreender os arrogantes, que ainda que cuidem bem de seus corpos, do planeta e sejam produtivos e honestos na profissão, desprezam o além e a avaliação que nele haverá para todos os seres humanos. Se ainda não estamos ligando, liguemos mais para a vida além. 

“Conjecturas sobre o além”,
reflexão em sete partes
José Osório de Souza, 24/06/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário