segunda-feira, abril 01, 2024

Não é um livro histórico (1/7)

      “Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali, e agora o Senhor Deus me enviou a mim, e o seu Espírito. Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.” Isaías 48.16-17

      Quando Cristãos mais se equivocam sobre Deus é quando leem a Bíblia como se fosse um livro de história, um jornal, ainda que antigo, de fatos reais ocorridos. Dessa forma tudo que leem é interpretado como verdade absoluta, principalmente por serem ensinados que o autor do texto é Deus. Como ir contra fatos registrados pelo próprio criador e Senhor do universo? O resto, desconsideração de contextos, preconceitos antigos, visão ultrapassada de mundo e do ser humano, não é levado em consideração, todas as dúvidas são relevadas quando uma verdade divina é imposta. A simples dúvida disso é considerada pecado, punível com o mesmos castigos dados ao diabo e seus demônios no inferno. 
      Mas mesmo quem estuda história secular de forma científica, aprende, numa das primeiras lições, que registros históricos não são necessariamente fatos reais, são a visão de homens, geralmente dos vencedores em disputa militar, política ou econômica. Assim o que é escrito em livros e celebrado em monumentos é leitura conveniente a alguns, não a verdade, e muitas vezes o que nos revela a verdade sobre muitos é a mentira que eles dizem, porque, como e onde dizem. Como descobrimos a verdade? Em termos humanos, estudando vários pontos de vista, não só dos vencedores de um momento, mas também dos perdedores, depois conciliando isso. Em termos espirituais achamos a verdade dialogando com Deus. 

“Bíblia, mitologia e verdade”,
reflexão em sete partes
José Osório de Souza, 20/06/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário