terça-feira, abril 23, 2024

Livre-se de pendências

      “Quando, pois, vais com o teu adversário ao magistrado, procura livrar-te dele no caminho; para que não suceda que te conduza ao juiz, e o juiz te entregue ao meirinho, e o meirinho te encerre na prisão. Digo-te que não sairás dali enquanto não pagares o derradeiro ceitil.Lucas 12.58-59

      O texto acima revela um mistério, entendendo-o nos livramos de inferno ainda aqui, e aqui é mais fácil de nos livrarmos que lá. Neste mundo podemos caminhar com opositores, na eternidade essa oposição nos será cobrada, Jesus orienta a nos acertarmos com adversários ainda aqui, não esperar chegar lá. Se estivermos certos podemos até esperar o juiz, mas se existe adversário, pode existir problema não resolvido, consequentemente haverá a necessidade de juiz para que justiça seja feita. Quem de fato anda corretamente não comparecerá diante de juiz, não no tribunal de Deus, se alguém tem algo contra nós e não sabemos, ou se já fizemos tudo que podíamos para resolver a questão, o problema é do outro, não nosso. 
      Dois pontos sobre esse ensino, às vezes alguém tem algo contra nós e nem temos noção disso, pode ser porque somos insensíveis ou displicentes, mas pode ser porque de fato nada fizemos de errado. Se o outro for um cristão educado, deverá tomar a iniciativa para se acertar conosco, ainda que se sinta o lesado na situação. Isso é muito difícil de ser feito, quando nos sentimos vítimas sempre achamos que a obrigação de se acertar conosco é do que achamos ser o agressor. Mas se nos conhecemos e sabemos que temos a tendência de nos ferir com qualquer coisa, melhor é perdoarmos o outro e pararmos de inventar motivos para nos vitimizar. Amadurecer é preciso, em algum momento, aceitemos isso ou continuemos infantis.
      Por outro lado, e esse é o ensino do texto inicial, não deixemos pendências na vida, tentemos acertar, com tudo que nos é possível, indisposições deixadas pelo caminho. Quando temos que fazer isso o Espírito Santo nos incomoda para tal, o obediente não esconde sujeira debaixo do tapete, se sabe que existe algum desconforto com alguém, ora sobre o assunto. Deus é sábio e nos conduz de maneira sábia, assim não precisamos sair forçando aproximações com pessoas que talvez não nos queiram tão perto. Mas na hora que o Espírito Santo orientar podemos parar e bater um papo, dar um telefonema, sem cobrar ou se sentir cobrado, em paz e com respeito. O bem puro sempre dá bons frutos, o tempo e a eternidade mostrarão isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário