segunda-feira, abril 15, 2024

Misericórdia com sonhos alheios

      “Permaneça o amor fraternal. Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos. Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo.Hebreus 13.1-3

      Que Deus tenha misericórdia de nós, que temos tão pouca misericórdia com os outros. Cada ser humano neste planeta, em toda parte do mundo, do mais afortunado e bem suprido com recursos, bens, educação, saúde, alimentação e moradia, ao mais esquecido por outros, sobrevivendo em lugares sujos, expostos às intempéries, a doenças, à exploração, cada ser possui um sonho. Seres humanos querem ser felizes, ainda que seja para terem uma refeição diária e um lugar para repousar o corpo depois de se esforçarem tanto para terem tão pouco. Nós respeitamos o sonho dos outros, os auxiliamos para realizarem seus objetivos de felicidade, ou só julgamos e condenamos, tentando isentar-nos de responsabilidades? 
      Muitas vezes o que para nós parece pouco, mesmo desnecessário, e nisso não está quem faz algo inexpressivo (para nós), mas mesmo em quem faz muito e é até honrado na sociedade por gente importante em alguma área, enfim, como olhamos com displicência disfarçando inveja, para o esforço de tantos tentando realizar seus sonhos. E ainda que não admitamos, não invejamos só por alguém fazer algo importante diante dos homens, mas podemos invejar só por haver boa sinceridade, uma simplicidade e uma humildade que nos faltam e que leva muitos a serem felizes, às vezes com o que aos nossos arrogantes olhos é pouco. Só experimentamos misericórdia quando a damos, tenhamos respeito com sonhos alheios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário