terça-feira, abril 02, 2024

O pai de amor acompanha (2/7)

      “Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com CristoEfésios 2.3-5a

      De alguma forma, no século IV d.C., um grupo de homens venceu e tomou o poder na religião cristã, seja por motivos militares, políticos ou econômicos, e se é no mundo é por esses motivos, não por morais ou espirituais. Essa é a coisa básica para entendermos porque, como e para quê a religião católica foi oficializada. Nos enganamos quando achamos que o homem foi melhor em algum tempo, fatos mostram que deveria ser pior, visto que tinha menos conhecimento científico e mais preconceitos, principalmente sexismo e racismo. O ser humano do quarto século não foi melhor para construir um cristianismo baseado nos verdadeiros princípios evangélicos, ainda que historicamente mais próximo da vida do Cristo homem.  
      Como hoje há líderes cristãos mal intencionados, havia no quarto século. Argumenta-se, “a criação do cristianismo e do cânone bíblico, Deus acompanhou, para entregar à humanidade meios adequados para conhecê-lo”. Sim e não, nada ocorre sem autorização de Deus, mas Deus não interfere no livre arbítrio, assim como não revela verdade a ser despreparado. Como pai de amor que acompanha o filho de longe, pois longe se coloca o filho dele, esperando pacientemente para se aproximar e ensinar coisas melhores, assim é Deus. Quem discorda da imperfeição das religiões cristãs que avalie os frutos dessas pelos séculos, ou foram, a maioria, frutos dignos de religião e Bíblia sem qualquer manipulação humana? Penso que não. 

“Bíblia, mitologia e verdade”,
reflexão em sete partes
José Osório de Souza, 20/06/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário