domingo, abril 14, 2024

Por quais motivos viver? (7/7)

      “Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com coração contente o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras. Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.Eclesiastes 9.7-8

      Um dia desses me peguei feliz, eu, que tenho tendência melancólica, que se não vigiada vira depressão, senti-me eufórico. Contudo, quando a verdade mais alta do Espírito Santo bateu em mim, tão rápida como uma sensação, mas que prestando atenção entendi ser uma palavra de exortação, me senti envergonhado. Calma, não leve ao extremo essas palavras, estou bem, foi uma experiência boa, mas que me fez pensar nos motivos que nos levam a querermos viver e morrer. Cansados dos homens, ainda que não sejamos melhores que eles, e muitas vezes até piores, desanimamos, vemos tanta falsidade, tanta injustiça, tanto jeito torto de viver, dia a dia, que queremos até partir daqui para o além, achando que lá será diferente.
      Pensamos, “a vida seria mais fácil se as pessoas fossem retas, falassem com clareza e buscassem soluções olhando para os nossos olhos, ao invés de falarem por trás, mentindo para manterem aparência e seguirem com problema não resolvido”. Enfim, o mundo é lindo, o que estraga é o homo sapiens, que muitas vezes tem pouco de humano e muito menos de sábio. Contudo, basta comprarmos um celular novo, ou no meu caso que sou músico, um instrumento ou um software musical novo, para acharmos motivos para viver. Foi o que fez que eu me sentisse envergonhado, entender que por motivos realmente importantes, como amar as pessoas, quero fugir, mas para “curtir” um brinquedo novo quero viver para sempre.
      Não leia essas palavras como um peso, Deus é pai de amor, na verdade no momento que escrevo este texto estou cansado e no fim de um período. Deus, mais que eu mesmo, que muitas vezes exijo de mim mais que posso, sabe de meus limites, e o que me deixou feliz, apesar de material, foi bom e necessário. Por mais que queiramos ser cristãos corretos, aceitemos que vivemos em corpos físicos num mundo material, precisamos de certas alegrias e de certos prazeres, não é pecado, o próprio Deus dá-nos com alegria. Mas entendamos que tudo isso é só o que fazemos enquanto aprimoramos nosso espírito com virtudes morais, são essas, não os “brinquedos”, que levaremos para a vida além para serem avaliadas.

“Conjecturas sobre o além”,
reflexão em sete partes
José Osório de Souza, 24/06/2022 

Nenhum comentário:

Postar um comentário