segunda-feira, abril 29, 2024

Peças de uma engrenagem

       “Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados. Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações, cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.I Pedro 4.8-10

     Na maior parte das vezes temos uma visão egocêntrica de nossas existências no mundo, e eu disse egocêntrica, não necessariamente egoísta. Ainda que tenhamos responsabilidades com outras pessoas, que sejamos seres sociais, vemos a vida como provas pessoais, como se tudo ao nosso redor contribuísse para que nossas jornadas tivessem sucesso e que nossos espíritos progredissem moralmente. Isso é verdade, contudo, muitas vezes o propósito principal de Deus com nossas vidas é influenciar de alguma maneira as vidas dos outros, apesar de nossas fraquezas. Isso pode ser mais provado quando envelhecemos e estamos limitados para produzir no mundo material, pelo menos não com a eficiência que tínhamos quando jovens.
      Ninguém é desnecessário na máquina cósmica, somos todos peças que fazem funcionar a engrenagem, indiferente de capacidades físicas e intelectuais e escolhas profissionais, morais e afetivas de cada um. Deus controla tudo e quando uma peça está deficiente outra é posta para funcionar. Isso não significa que a peça deficiente tenha se tornado dispensável, ou que a outra seja sobrecarregada, mas que uma peça da qual se exigia demais, levou outra, que funcionava só parcialmente, a funcionar adequadamente. O mundo é cruel, o homem pode estar injusto, mas Deus sempre é justo. Entendemos isso se olhamos as coisas de cima e no tempo, não de forma limitada e material, a máquina cósmica sempre funciona excelentemente bem. 
      Não sinta-se inutilizado, nem mal utilizado, achando que faz menos que podia ou que faz mais que os outros merecem que você faça, faça em Deus e com Deus e entenderá que é uma peça insubstituível na engrenagem universal. Por que bebês nascem com deficiências físicas e mentais incuráveis? Para que pais, não necessariamente biológicos, irmãos e outros sejam desafiados a serem melhores. Repito, isso não é aceitar violência de gente má e que não quer mudar, mas aceitar com amor nossas funções como peças de algo muito maior que nós, se fazemos isso começamos a ver as coisas como Deus vê. A recompensa nos será entregue na eternidade, e ela valerá a pena, sejamos humildes, somos peças singulares no universo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário