quarta-feira, abril 24, 2024

Seus mandamentos não são pesados

      “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado. Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos. Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados. O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.I João 5.1-5

      Após quase dois milênios de cristianismo e de quase dezessete séculos de catolicismo e protestantismo, não temos dificuldades para crer que aquele homem, filho de carpinteiro, nascido na Judeia e crucificado aos trintas e três anos, era mais que um religioso israelita de qualidade moral diferenciada que operava milagres, ele foi um filho especial que Deus enviou para salvar a humanidade. Mas não era assim no momento em que João escrevia o texto bíblico acima, por isso ele, Paulo e outros escritores do novo testamento, precisaram enfatizar tanto a posição espiritual exclusiva de Jesus como o Cristo de Deus. Mas além dessa lição de contexto histórico, temos a atemporal, essa fala sobre o amor, novo nascimento e fé. 
      Primeiro João exorta que o mesmo amor que o judeu dedicava a Deus devia dedicar a Jesus, mas ele se aprofunda no amor, exorta que quem ama obedece, assim não basta crer, tem que praticar. Contudo, o que me chamou a atenção foi a afirmação “seus mandamentos não são pesados”, até que ponto entendemos e aceitamos isso? Ou até achamos que a vontade do Senhor é boa, deve ser buscada, mas está tão distante que nos acostumamos a nunca obedecê-la totalmente? Muitos não obedecem a Deus porque confundem o que Deus pede deles com aquilo que homens religiosos dizem que Deus pede. Religião, mesmo a cristã, e Deus são coisas diferentes. Por não entenderem isso muitos se revoltam com Deus por algo que ele não disse. 
      O texto inicial enfatiza outra coisa, a necessidade de um novo nascimento espiritual para que sejamos conectados a Deus, esse nascimento só ocorre pela fé em Jesus. O propósito principal de Deus com o evangelho foi disponibilizar uma porta direta à sua posição mais elevada por meio de Jesus, até podemos ter acesso ao mundo espiritual, mas usando “outras portas” não nos ligaremos a Deus. A primeira vez que essa conexão é feita é chamada de novo nascimento e só o novo nascido vence o mundo. Somo seres frágeis e inconstantes, o mundo é habitado por seres humanos em estágios morais diferentes, portanto não há amor, paz e justiça aqui. Só nossa fé em Deus por Jesus vence a maldade do mundo e a nossa fraqueza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário