quarta-feira, abril 03, 2024

Mitologia israelita (3/7)

      “Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.I Coríntios 13.9-10 

      Evangélicos, quando ouvem o termo “mitologia grega”, ligam-no à mentira e maldade. Mentira porque muitos desses acham que mitologia é uma invenção, um exagero, que depois é idolatrado. Maldade porque se é idolatrado é colocado no lugar do verdadeiro Deus, assim mitos são falsos deuses e falsos deuses estão ligados com o diabo, pensam muitos evangélicos. Contudo, não entendem assim muitos registros do antigo testamento, mas também muitos eventos relatados no novo testamento sobre a vida de Jesus homem e mesmo dos ministérios dos apóstolos. Muitos cristãos não aceitam, mas muito que há na Bíblia também é mitologia, mitologia judaica e católica, ainda que não seja por isso que Deus não use a Bíblia. 
      Mito é uma representação de fatos e/ou personagens históricos, amplificados através do imaginário coletivo e de longas tradições literárias orais ou escritas. Pode ter sido iniciado com um fato real, mas com o tempo foi ganhando ou perdendo informações até se tornar um mito. Assim devemos ver os primeiros capítulos de Gênesis, a saída de Israel do Egito, a “história” de Jó, bem como muitos feitos extraordinários do Cristo, negar isso é negar a verdade. Mas entenda, evangélico que acha que isso nega de alguma forma tua fé e teu Deus, não nega! Deus nunca precisou e nunca precisará de acuidade científica e histórica para ensinar o homem e abençoá-lo, contudo, já é tempo da cristandade aceitar certas verdades. 

“Bíblia, mitologia e verdade”,
reflexão em sete partes
José Osório de Souza, 20/06/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário