domingo, abril 28, 2024

O mal odeia solidão

      “E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.” II Reis 6.16-17

      Tristeza adora companhia, se alguém está infeliz, não de forma humilde e resignada, mas porque odeia ou inveja alguém e isso tortura sua alma, quer dividir o ódio e a inveja com outros. O mal é fraco, para sobreviver, ainda que por pouco tempo, pois todo mal tem fim e só o bem é eterno, precisa de reforço, assim busca suscitar mal em outros. Para isso o maldoso tenta convencer outras pessoas que seu ódio e sua inveja são legítimos, que o odiado ou invejado merece ser. Quem está no erro é covarde, se fosse corajoso não concentraria forças para estar errado, mas para se acertar, a coisa mais corajosa que podemos fazer é pedir e dar perdão. Que tenhamos forças para calar o mal e buscar a Deus, não contaminar outros com ele. 
      Se nas trevas busca-se companhia, quem se colocou na luz mais alta entende que intimidade com Deus é experiência solitária, isso por alguns motivos. Primeiro porque o caminho ao Altíssimo é de santidade e abrir mão de vaidades, nisso é preciso um insulamento, não de corpo, mas de alma, que ainda que viva na Terra como um ser humano normal, naquilo que normal possa ser, não se envolve com, ou não deixa ficar em si a maldade do mundo. Em segundo lugar porque as coisas mais altas são santas e preciosas, não podem ser reveladas a quem não está preparado para elas. Por último, intimidade com Deus foca-nos no plano espiritual, seus valores mais altos não podem ser entendidos ou amados pelos que amam as trevas. 
      Se o mal odeia solidão e sai à caça de amantes na noite, o bem se acalma e se protege, guarda o que conquistou e não troca isso por bolotas de porco (Lucas 15.11-32) ou por um guisado (Gênesis 25.28-34). A vida te isolou? Não fuja de teu destino, não busque na companhia dos falsos consolo para o vazio que só Deus preenche. Aceite e aprenda com o lugar onde chegou, com humildade achamos em Deus o amigo que compensa os que nos traíram, que não creram que podíamos ser recuperados, que nos desprezaram por não dizermos as palavras que gostam de ouvir. Quem está em trevas não vê, mas quem está na luz, ainda que só, tem a companhia de seres invisíveis em cavalos e carros de fogo, no espírito está bem acompanhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário