domingo, novembro 18, 2018

O que é pecado? (parte 2)


       O pecado provoca culpa, culpa dói. Dor por culpa é um sistema de alarme da nossa moral e ética, se não doesse não saberíamos que fizemos algo de errado e não tentaríamos evitar, numa próxima vez, a dor, agindo corretamente. Contudo, não é toda culpa que é consequência de pecado pessoal ativo. Podemos nos sentir culpados por algum tipo de insegurança ou acovardamento. Assim, fazer algo errado é pecado, mas omissão de algo certo, também é, mesmo que seja nos fazer sofrer por uma acusação mentirosa. 
      Nesse processo as coisas podem mudar e tomar caminhos diferentes, no tempo de nossas existências, principalmente porque o ser humano tem uma característica marcante, adaptabilidade. Se a dor não passa, nós nos adaptamos para tentar anula-la, mesmo que seja de um jeito não mais agradável a Deus e de fato melhor para nós. O primeiro instinto humano é de sobrevivência e para sobreviver podemos fazer muitas coisas para nos mantermós vivos e produtivos, tentando não dar atenção à dor e à culpa.
      Seres humanos fisicamente adultos, que já saíram da infância, e psicologicamente sãos, se sentirão desconfortáveis diante do pecado, não precisarão ter tido necessariamente uma educação cristã. Com educação moral e ética suficiente, um jovem quando cometer um pecado pela primeira vez, se sentirá mal, se sentirá culpado. Crianças ainda não estão amadurecidas para isso, são inocentes, contudo, o momento exato que alguém deixa de ser criança e passa a ser adulto é algo relativo e muitas vezes difícil de se localizar. 
      Alguns são adultos no corpo, mas não nos pensamentos e sentimentos, esse desincronismo pode causar ou ser doenças emocionais. Doentes emocionais, ou intelectuais, e nesse caso é uma característica que pode ser de nascença, também podem não sentir culpa diante do pecado, mas saber quem de fato é normal é algo que também é complicado. Crianças que nascem absolutamente normais podem sofrer violências tantas ou terem uma educação tão libertina e degenerada, que podem ter dificuldades para discernir o pecado e consequentemente sentir culpa.
      Levando tudo isso em consideração, muitas vezes, o que é pecado para alguns pode não ser para outros, e no mundo atual, com tanta liberdade e ausência de responsabilidade de famílias, santidade, que é a ausência de pecado, deve ser ensinada com mais clareza nas igrejas cristãs. Novamente neste caso, pastores que querem manter igrejas grandes e que dizimam, evitam falar sobre pecado, para não esvaziar templos. Quando ensinam sobre santidade a relacionam a experiências emocionais de sentir a presença de Deus em ocasiões especiais, e não a viver de forma separada do mundo durante todo o tempo.
      De maneira geral o homem sempre extremiza o pecado, ou é quase tudo ou é quase nada, a única pessoa que pode realmente nos ensinar sobre o pecado é o Espírito Santo. Esse não se experimenta com clímaxes emocionais causados pelo uso imaturo dos dons espirituais, mas com a assunção da realidade. A experiência legítima do Espírito Santo que nos leva a querer deixar o pecado e ser santo nos conduz a um temor de Deus que cala nossas almas e silencia-nos plenamente. Mais do que nunca é preciso que busquemos uma vida de real comunhão com Deus, por Jesus e através do Espírito Santo.
      Não podemos relativizar o pecado, contudo, Deus, nosso pai, nos conhece, a cada um de nós, sabe de nossas lutas e de nosso desejo de segui-lo, assim como de nossas fraquezas e carências. Alguns dizem que sentir culpa é fraqueza, esses, que se acham fortes não provam da fortaleza que existe na cruz de Cristo, esses tem a alma fria, o espírito mortificado e o corpo escravizado. Agradeça a Deus por ser fraco, por sentir culpa, e então leve a ele seu pecado e seja lavado pelo sangue do cordeiro, só assim os seres humanos provam a plenitude do poder da existência fundamentada no Senhor.
      Não deixe esfriar o coração, morrer a alma, envelhecer a mente, seja rápido para pedir perdão, e deseje com convicção não pecar mais, e seja assim até o fim. A Bíblia não filosofa sobre o que é pecado, o evangelho fica procurando culpados, mas Jesus é a cura gratuita para a dor da culpa pelo pecado, a nós basta humildemente aceitar esse remédio e agradecer a Deus por ele. Entre na presença do Senhor, só pare de clamar depois de se sentir totalmente perdoado, depois siga vigilante, o perdão é a arma mais eficaz contra o mal, mas só o experimenta o pecador que se assume como tal.

      “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.I Coríntios 6.19-20

Nenhum comentário:

Postar um comentário