sábado, janeiro 25, 2014

Confidente de confiança

Esperei com paciência pelo SENHOR, ele se inclinou para mim e ouviu meu clamor. Tirou-me de um poço de destruição, de um lamaçal; colocou meus pés sobre uma rocha, firmou meus passos. Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus. Muitos verão isso, temerão e confiarão no SENHOR. Bem-aventurado o homem que coloca sua confiança no SENHOR e não se volta aos arrogantes nem aos que seguem a mentira.” (Salmos 40.1-4).

Pessoas normais precisam compartilhar a vida, dizer o que pensam, o que sentem, o que sonham, com o que sofrem. Solitários, tímidos, orgulhosos, reprimidos por alguma razão, permanecem trancados. Mesmo entre colegas e familiares, não se abrem, mesmo casados ou comprometidos seriamente com alguém, permanecem fechados. Esses guardam para si mesmos sua vida, não como ato de sabedoria, já que nem tudo se fala com qualquer um, mas por medo, por desconfiança.
        Gente assim nunca encontra amigos, mesmo que lhe jurem amor, gente assim fica casada por anos, mas nunca revela seu coração a seus parceiros, gente assim se condena a uma solidão desnecessária. Como eu já disse, é claro que é preciso sabedoria, algumas coisas é melhor que fiquem secretas mesmo, ou que pouquíssimas pessoas saibam. Contudo se privar de amigos, se esconder da pessoa que compartilha tantas outras intimidades dentro do laço conjugal, e pior ainda, não se abrir com Deus, é não desfrutar de um dos maiores prazeres do homem, e uma necessidade básica do ser humano: a vida social, a referência da opinião do outro, a crítica, sim, mas muito mais, a aprovação, o carinho de quem nos ama de forma diferenciada.
Se esconder do Senhor então é algo muito ruim, além de impossível, é não confiar naquele que nos ama como somos, que está interessado em nos ajudar e que pode nos auxiliar de maneira especial e milagrosa. Sim, você pode ter confidentes, poucos, é certo, mas eles existem, gente em que você pode e deve confiar. Mas acima de tudo está Deus, o melhor amigo, o amigo verdadeiro e fiel, um confidente de confiança.
        Contudo, muitos, não se abrindo com as pessoas certas, acabam confiando em pessoas erradas. Homens e mulheres que falam e falam no ambiente de trabalho, na escola ou na igreja, na internet, com qualquer um, sempre buscando apoio e compreensão, permanecem numa condição de carentes eternos, porque não confiam nas pessoas certas. Quem nunca teve um pai que o aconselhasse e não resolveu essa carência na maturidade, acaba procurando pais em todo mundo, chefe, professor, pastor e colegas. Quem nunca se resolveu com casamento, procura esposas e esposas, e nem digo física ou sexualmente, mas psicologicamente mesmo, em todo o mundo. 
         Então voltamos à resposta que foi dada acima, ache o confidente certo, que seja um amigo, um cônjuge ou um líder, mas que seja de confiança. Abra-se com quem merece te conhecer, com quem te respeita, com quem realmente te ama e pode te ajudar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário