domingo, janeiro 19, 2014

Se respeite para respeitar os outros

Às vezes reclamamos, e com razão, que não somos valorizados, é claro que não podemos depender demais das opiniões humanas, não da maioria delas. Isso que acabei de dizer é uma verdade muito difícil de ser vivida, sabemos que as pessoas nos oferecem referências equivocadas, desfocadas pelas suas carências e necessidades iguais de aceitação, mas como precisamos delas. O cristão aprende com luta e dor que deve depender somente de Deus, que em Deus existe consolo para seguir com o coração em paz, que a presença de Deus deve bastar para que caminhemos seguros.
Contudo, quem não respeita os outros é alguém que em primeiro lugar não respeita a si mesmo. Quem cobra demais de si, cobra demais dos outros, quem não se perdoa, tem dificuldade em perdoar. Em termos ministeriais e profissionais, quem não dá valor para o trabalho de alguém é porque também não leva assim tão a sério o próprio trabalho, faz o que faz de qualquer jeito, e acha que o esforço do que quer fazer com mais eficiência é desnecessário, esse não confere qualidade ao trabalho.
Que façamos o melhor, não só com sinceridade, oração e santidade, mas com aperfeiçoamento físico e intelectual, com estudo, com formação e informação, isso nos aperfeiçoa como homens agradáveis a Deus em toda a sua plenitude, homens mais parecidos com Jesus. Que tenhamos a humildade para reconhecer a qualidade do trabalho dos outros, para então podermos aprender com os mais preparados, e crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário