sexta-feira, janeiro 24, 2014

Mudando de dentro para fora

O homem bondoso faz bem à sua vida, mas o cruel faz mal a si mesmo. O ímpio recebe um salário ilusório, mas o que semeia justiça recebe recompensa verdadeira. Quem é fiel viverá em retidão, mas quem procura o mal encontra a morte.” (Provérbios 11.17-19).

Então um dia, quando o tempo faz sua cobrança natural do corpo e da alma, quando as paixões e as ilusões não são mais fortes suficientes para manter de pé o ânimo, para motivar a vivência, adoecemos. Nem é preciso estar velho demais, já que com os idosos é de se esperar que a saúde fique debilitada mesmo, coisas dessa vida que nenhum de nós pode ser eximido. Muitos porém, ainda fortes, caem enfermos, e muitas enfermidades são falsas, ou melhor, nem atingem o corpo, somente a mente. Mas o corpo sofre com uma dor do lado esquerdo do peito que na verdade nem tem a ver com problemas cardíacos, ou com fortes dores de cabeça, que não significam necessariamente que exista um tumor no cérebro. Por que isso acontece?
Bem, podemos passar a vida nos dispondo, sentindo, agindo e reagindo do jeito errado. Fugindo da responsabilidade espiritual que cada indivíduo tem de se assumir, como ser humano, como cidadão, como família, como criatura de Deus, deixamos de pedir perdão, de perdoar, assim matamos nosso espírito aos poucos. Essa é a pior das mortes, essa viciará nossa alma e nossa mente em interpretações enganosas sobre a vida, sobre as pessoas. Assim nos tornamos desconfiados, descrentes, amargos, egoístas, solitários. Então você pode me dizer: eu sou crente, não sou isso, não vivo assim. Muitos talvez se enganem, mintam para si mesmos e para os outros, dizendo que são cristãos, que são espirituais, que têm até cargos e ministérios nas igrejas, mas mesmo assim passam toda uma vida com corações errados.
Se isso acontece, por maior que seja o status dentro de um grupo religioso, por mais idônea que seja a pessoa numa sociedade, por mais que a aparência mostre uma coisa, o interior é outra, e um dia, o corpo e a alma começarão a manifestar isso. Eu tenho uma experiência pessoal para contar, algo que tenho vivido. Já fui mais moço, no corpo, mas era tão velho no espírito. Cheio de rancores, de dores, de incredulidade, que levaram meu corpo e minha mente a adoecer, e isso gravemente. Fui curado, sim, precisei da ajuda de médico e de medicação, mas Deus me deu a graça de curar meu espírito. Hoje, mais velho e mais cansado, me sinto muito melhor do que quando era jovem na carne. A mudança foi feita pelo Espírito Santo de Deus, através de opções que comecei a fazer por uma vida de qualidade.
Hoje procuro, à medida do possível, não armazenar lixo dentro de mim, isso ainda é uma luta, às vezes eu perco a batalha, mas tenho tido vitórias bem maiores do que as que eu tinha há anos atrás. Com isso me sinto mais leve, e quer saber, até mais bonito, não troco o que sou hoje pelo que fui. Com isso meu corpo e minha mente têm-se mantido longe de doenças. Não, não viverei para sempre, não na carne, mas viverei bem mais e melhor porque Deus me transformou de dentro para fora, mas para experimentar isso eu tive que querer e buscar, com todas as minhas forças, já que mudar nunca é fácil pra ninguém.
Gostaria de repetir uma exortação que já fiz outras vezes: saia da zona de conforto, da mentira, assuma sua vida como ela é, não como gostaria que fosse, não como os outros pensam que é. Então peça mudanças a Deus, busque isso, pague os preços por isso. Sua vida não está no fim, em Deus sempre é possível um recomeço, você ficará surpreso com o que vai acontecer, em como se sentirá uma pessoa mais jovem, mais bonita, curada, em paz. Isso nada mais é que a vida eterna sendo gerada em você, isso é Jesus vivendo em você, isso é a real felicidade que só Deus pode produzir no coração do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário