quinta-feira, janeiro 09, 2014

Palavra profética no novo testamento

Muitas vezes tenho visto o uso errado da palavra profética nos púlpitos, quando ela é entregue quase de forma literal semelhante à interpretação que se faz dos textos do antigo testamento. As experiências vividas por muitos personagens da história de Israel narradas no antigo testamento são fatais e muitas vezes trágicas, consequentes de escolhas erradas que esses personagens fizeram. Não que Deus não tenha estado com eles, não os tenha consolado ou honrado, mas Deus não os livrou dos finais infelizes que ocorreram como consequência de desobediências e pecados.
Quer exemplos? Moisés feriu a rocha, ao invés de tocá-la, mostrando um coração irado, por isso não entrou em Canaã, Josué foi quem entrou em seu lugar como líder da nação de Israel. Saul perdeu o reinado de Israel quando usurpou funções sacerdotais que somente Samuel tinha, passou o resto da vida perseguindo a Davi, o rei conforme o coração de Deus. Davi, por sua vez, não construiu o templo porque era homem de guerra, mesmo que desejasse muito isso, essa honra foi dada a Salomão seu filho.  
Não, Jesus veio mudar histórias, modificar destinos, transformar vidas, essa é a mensagem do novo testamento. O que era impossível para a lei e a religião judaica é possível através de Cristo. O novo testamento permite que Moisés irado se transforme em Josué e entre em Canaã. Jesus muda o coração arrogante e invejoso de Saul e o transforma num Davi conforme o coração de Deus. O sangue de Cristo tira o guerreiro do coração de Davi e o faz Salomão, com a honra de poder construir um templo a Deus. Enfim, enquanto há vida e se há arrependimento, quase tudo é possível, e o que não é, não o é por causa do coração duro do homem e não pela ausência da graça e do amor de Deus.
Você crê assim? Eu creio, a Bíblia, e principalmente, o novo testamento da promessa cumprida, me autoriza a crer assim.

Dias virão, diz o Senhor, em que farei uma nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Ela não será como a aliança que fiz com seus pais, quando os peguei pela mão para tirá-los da terra do Egito, pois eles quebraram a minha aliança, mesmo sendo eu o senhor deles, diz o Senhor.
Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei na sua mente e a escreverei no seu coração. Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei o Senhor; porque todos me conhecerão, do mais pobre ao mais rico, diz o Senhor. Porque perdoarei a sua maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados.
Jeremias 31.31-34

Nenhum comentário:

Postar um comentário