sexta-feira, janeiro 17, 2014

Diferencie atitudes e posicionamentos de ideologia

Decorridos alguns dias, Paulo disse a Barnabé: Vamos visitar os irmãos em todas as cidades onde anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.
E Barnabé queria levar também João, chamado Marcos. Mas para Paulo parecia não fazer sentido levar consigo quem desde a Panfília havia se afastado deles e não os acompanhara no trabalho.
E a divergência entre eles foi tão grave que se separaram um do outro. E Barnabé, levando Marcos consigo, navegou para Chipre. Mas Paulo, tendo escolhido Silas, partiu, confiado pelos irmãos à graça do Senhor. E passou pela Síria e Cilícia, fortalecendo as igrejas.
Atos 15.36-41

Barnabé aparentemente mostrava uma atenção que Paulo achava inútil naquela situação. Barnabé queria dar mais uma chance à João Marcos, Paulo não. Paulo deve ter sido acusado por muitos, mesmo que silenciosamente, de duro demais, Barnabé parecia mais misericordioso, abraçando mesmo ao rebelde. Bem, a história registrou a obra de Paulo, sua grandeza e relevância, ele devia saber o que estava fazendo.

        Não são atitudes erradas ou posicionamentos equivocados que devem nos incomodar mais, o que pode mudar nossa atitude e posicionamento de apoiar alguém é uma ideologia diferente da nossa. Novamente preciso dizer que não estou me referindo aqui a amor e respeito, esses, como cristãos, podemos e precisamos ter, pela capacitação do Espírito Santo, por todos.
Contudo, não somos obrigados a fazer uma aliança de ministério com líder ou igreja que tenham uma ideologia diferente da nossa. É claro que como seres humanos que somos, toda oposição, principalmente aquela que nos surpreende, que é mostrada por alguém que até então parecia concordar conosco, pode nos desestabilizar. Sim, nos entristece, mas uma atitude ou posicionamento errados podem ser corrigidos, mediante arrependimento, pedido e entrega de perdão.
Uma ideologia, contudo, é algo mais sério, mais profundo, às vezes construído por anos e anos na mente e na alma de alguém. Sendo ideologia, não precisa necessariamente ser mudada, portanto, se a de alguém não bate com a nossa, pode ficar impossível caminhar junto, lutar pelos mesmos interesses, defender a mesma bandeira, nesse caso uma separação em paz é uma escolha sábia e madura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário