sexta-feira, janeiro 10, 2014

O que é ser espiritual?

As pessoas em geral não entendem o que é ter espiritualidade, elas acham que ser espiritual é ter poderes especiais, como um super-herói, com poderes mágicos. Mesmo muitos crentes acham que espirituais são aqueles cheios de dons, que profetizam, que curam, que fazem milagres, isso é um engano, um sério engano.
Espiritualidade é responsabilidade, responsabilidade que é consequência de experiência profunda e íntima com Deus. Por que o espiritual busca santidade? (E santidade é característica fundamental de gente espiritual.) Bem, o espiritual busca santidade porque sentiu que isso era uma necessidade que ele sentiu quando se aproximou de Deus, sim, que seja para receber palavras proféticas e de autoridade, mas esse poder é consequência da espiritualidade, não causa.
O espiritual é aquele que se aproxima de Deus e o conhece muito mais do que como servo dele, mas como amigo dele. Nessa aproximação a santidade é requerida, porque Deus é santo. Quem tem essa experiência se sente na responsabilidade de ter uma vida diferente, uma vida mais parecida com Deus. É por isso que o espiritual se afasta dos vícios, das bebidas alcoólicas ou de qualquer outro meio artificial de alteração de consciência, porque ele sabe que isso o afasta da realidade maravilhosa e maior de Deus.
Obviamente o que se aproxima de Deus recebe dele confidências, revelações e palavras que outros não recebem, e isso pode ser considerado pelos que não possuem essa experiência como virtudes especiais. Mas o verdadeiramente espiritual o é para que o nome de Deus seja louvado, para que Deus apareça, e não ele, o espiritual, além de santo, é humilde.
Contudo, o espiritual não é e nem precisa ser um super-herói, ele não é perfeito, tem suas fraquezas e sabe conviver com elas. O falso espiritual além de parecer um super-herói, além de ter a necessidade vaidosa e humana de se mostrar perfeito, se cobra demais, mais até do que Deus o cobra. Nessa obsessão ele acha que pode agradar a todos, isso é impossível. O espiritual conhece seus limites e se acalma, aceita que não pode agradar todo mundo, é tranquilamente um homem comum e nessa simplicidade ele depende mais ainda de Deus.
Bem, esta reflexão não pretende esgotar o assunto, dei apenas algumas pinceladas nele, mas acho que consegui fazer com que a ideia fosse entendida, espero que isso o abençoe e mostre a você o caminho para ser uma pessoa realmente espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário